No próximo dia 5 de junho, serão conhecidos os vencedores do Comida de Buteco 2019 em Rio Preto. O coquetel de premiação acontece no shopping Iguatemi, no espaço Food Garden. O primeiro colocado, além do título de campeão, disputa a etapa nacional do concurso com bares campeões de todo o Brasil.
Neste ano, o concurso aconteceu entre 12 de abril e 5 de maio e teve a participação de 15 bares. O Bar do Cidinho, bicampeão, está em busca do tricampeonato. Em sua 20ª edição, o Comida di Buteco trouxe como novidade este ano o valor do petisco: todos os pratos concorrentes foram vendidos a preço único de R$ 20.
O concurso tem como missão transformar vidas por meio da cozinha raiz. Os concorrentes são estabelecimentos onde os proprietários estão à frente do negócio. Têm a identidade do dono e, muitas vezes, funcionam como extensão de suas casas .
O Bar do Magrão, um dos veteranos da competição, afirma que o Comida di Buteco foi muito importante para o bar.
“O concurso mudou minha vida. Por conta dele aumentou o público e o bar se tornou ponto de encontro até para pessoas de fora de Rio Preto. Se não fosse pelo Comida di Buteco, não teríamos chegado a esse patamar.”
Durante o concurso, chega a dobrar o movimento nos estabelecimentos. Um dos beneficiados foi o Bendito Botequim.
“Antes estava muito parado, com pouco movimento, o que era ruim para o negócio. Com o Comida di Buteco, isso melhorou muito. Dobraram as vendas”, afirma Rodrigo Lacerda, proprietário do Bendito Botequim.
Segundo a proprietária do Farofa Butiquim, Daniele Singolan, o Comida di Buteco é importante para aferir a excelência do bar.
“Durante o concurso, nós temos a oportunidade de saber a opinião das pessoas sobre nossa comida, nosso bar e o que podemos melhorar. Isso é fundamental. dessa forma, a gente tende a melhorar cada vez mais. E proporciona que outras pessoas nos conheçam, pessoas que nunca tinham ido ao Farofa nos descobriram durante o concurso e se tornaram clientes”, complementa.
O Comida di Buteco também abriu novas oportunidades de trabalho. No Buteko do Fidélis, o aumento no número de clientes foi de 40%. Gerou uma demanda por mais contratações.
“Além de melhorar nossas vendas, a grande vantagem desse aumento foi poder contratar mais funcionários. Têm várias pessoas que chegam ao bar e comentam que nos viram na TV. Isso tudo é muito gratificante”, afirma Fidélis, proprietário do bar.