Isolamento social fica mantido até dia 10 de maio em Rio Preto

0
265

A Prefeitura de Rio Preto decidiu acompanhar o decreto estadual e prorrogou o período de quarentena na cidade até o dia 10 de maio. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira, dia 20, durante transmissão ao vivo na página da Prefeitura no Facebook.

Novo decreto municipal que será publicado nesta terça-feira, dia 21, no Diário Oficial do Município, também prevê o uso obrigatório de máscaras para utilização do serviço público de transporte urbano coletivo de passageiros, e para a entrada e permanência no Terminal Rodoviário Central, a partir do dia 27 de abril.

Mesmo com o novo decreto, não há prejuízo das regulamentações já editadas nos últimos dias pelo município, que definiu a reabertura parcial do comércio com modelo de atendimento, distanciamento entre pessoas e estabelecendo as regras rígidas de higiene.

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, lembrou que a ampliação do prazo de isolamento social é também um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Gostaríamos de ter podido ir além do que diz o decreto estadual, dada a realidade local e ao impacto das medidas na nossa economia, mas temos de nos curvar ao entendimento do STF e do Ministério Público Estadual”, destacou.

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos usuários do transporte coletivo urbano, Edinho se apoia nas recomendações das autoridades de saúde.

“É uma medida para evitar que o vírus se alastre num ambiente onde as pessoas ficam próximas”, disse.

O secretário de Administração, Luís Roberto Thiesi, participou da transmissão e apresentou explicações sobre os motivos que levaram o prefeito a autorizar a ampliação do período de quarentena em Rio Preto.

“Onde existe decreto estadual os municípios não podem abrandar ou afrouxar as restrições impostas pelo governo estadual. Todos os municípios do Estado, enquanto durar o decreto estadual, deverão obediência”, disse o secretário.

Ele ainda lembrou que o município se preparou para poder iniciar a flexibilização parcial do comércio local. “Já com o aparelhamento dos hospitais, o Comitê Gestor, entendendo que era possível este afrouxamento, foi feito de modo que em nenhum momento foi afrontado o decreto estadual. Rio Preto chegou ao seu limite, está compatível com o governo estadual”, explicou.

O prefeito Edinho Araújo afirmou acreditar que em breve o governador do Estado João Dória vai apresentar um plano de flexibilização que permitirá a reabertura do comércio de forma controlada.

“Tenho uma expectativa que o governador possa apresentar um plano de flexibilização, com relação as competências. Espero que este plano possa levar em conta a nossa região e cidade para que possamos o mais rapidamente sair desta situação. As medidas que estamos tomando, através do Comitê, da rede hospitalar, tem sido medidas corretas com base na ciência. A vida está em primeiro lugar”, reforçou.

 

Uso de máscaras

Durante a transmissão ao vivo nesta segunda-feira, o secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borin, voltou a cobrar da população o uso de máscaras. Ele disse que o utensílio de proteção pode ser caseira, de uso individual, não podendo ser dividida com ninguém. Também lembrou que é necessário lavas as máscaras, deixando em molho em água potável e água sanitária por 30 minutos, trocando-a sempre que estiver úmida. A máscara deve sempre cobrir totalmente a boca e nariz e ser bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

“A máscara faz com que você não jogue o spray, partículas de saliva no outro indivíduo. Você protege, por isso todo mundo deve usar a máscara. Um protege o outro”.

Sobre a prorrogação do isolamento social em Rio Preto, Aldenis disse que a medida também seguiu orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

“Essa prorrogação além de ter o valor jurídico, ela também vai ao encontro do pensamento do Comitê. Estamos iniciando um trabalho para saber quantas pessoas estão contaminadas com a síndrome leve e os imunes. Aí sim vamos liberar (o comércio) com mais tranquilidade que é o anseio da população. Nossa responsabilidade é que devemos liberar na hora certa.”, destacou.

 

Veja aqui como fazer as máscaras caseiras: https://www.riopreto.sp.gov.br/aprenda-a-fazer-mascaras-de-pano/

 

Número atualizados

Aldenis atualizou os números de coronavírus (COVI-19) nesta segunda-feira. São 178 novos casos notificados desde o dia 16, totalizando 2.300 notificações. Destes 67 estão confirmados para o coronavírus, 848 descartados, 62 permanecem em investigação e 1.323 apresentaram alguma síndrome gripal.

Dos 36 óbitos notificados no período, 27 deles já foram descartados, 8 confirmados (dois deles neste fim de semana) e 1 permanece em investigação.