Foram 31 novos casos confirmados nas últimas 24 horas em Rio Preto . A cidade tem agora 236 pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19). São 4.210 pacientes atendidos com estado gripal, sendo que 2.326 foram testados e 2.090 testes foram negativados.
São 61 pessoas recuperadas. 75 dos contaminados são profissionais da saúde, 49 apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 77 foram detectados com a doença ao serem testados pelo Projeto Sentinela.
Neste momento o coeficiente de incidência para Covid-19 em Rio Preto é de 51 casos para cada 100 mil habitantes.
Durante a apresentação nesta sexta-feira, dia 8, o secretário de Saúde Aldenis Borim reforçou a importância da testagem de pacientes. Ele lembrou que Rio Preto é uma das cidades do Brasil que mais testam.
“Estamos testando 60% de todos os estados gripais que chegam aos nossos serviços. Sejam eles privados ou conveniados. Isso só pode ocorrer em uma cidade onde esses convênios se entendem”, destacou.
Os dados referentes a testagem, segundo o secretário, “dão muita segurança” para definir quem dos pacientes com estado gripal estão ou não com Covid-19, ou se trata apenas de algum outro sintoma gripal.
“A testagem é fundamental para orientar os passos a serem tomados dia-dia. Nós estamos aumentando nosso índice, independentemente, do número de testagem. Começamos lá atrás com uma porcentagem de positivos de 5%. Pulamos para 15% e estamos em torno de 20% agora”, afirma Aldenis.
Sobre o percentual de casos confirmados de coronavírus por faixa etária o grupo entre 40 a 49 anos lidera com 26,91%, seguido de 30 a 39 anos com 21,52%.
“Pessoas abaixo de 20 anos tem uma incidência muito baixa. A criança e o adolescente apresentam menos sintomas, doenças menos graves, porém é um transmissor importante”, destaca o secretário.
Dos casos positivos 5 estão internados ou em UTI’s na Santa Casa, 3 na Beneficência Portuguesa e no Austa, 2 no Hospital de Base e uma pessoa no Santa Helena. Lembrando que estes pacientes são moradores apenas de Rio Preto.
O secretário de Saúde voltou a reforçar a importância do isolamento social e destacou que nos últimos dias está havendo um deslocamento muito grande de pessoas pela cidade. Aldenis admitiu que isso pode fugir do controle.
“Esse deslocamento é extremamente grave. Uma situação que hoje está sob controle pode fugir. Pode chegar o momento que nós não conseguimos controlar mais. As pessoas estão relaxando se sentindo mais seguras. Não se desloquem”, disse.
A Prefeitura de Rio Preto publicou Ato Normativo orientando as pessoas a não irem aos cemitérios da cidade neste domingo, dia 10, quando é comemorado o Dia das Mães. Aldenis afirma que inicialmente a ideia era de que todos os cemitérios fossem fechados, no entanto, foi respeitada a decisão de cada um de visitar seus entes queridos.
“Dia das mães é o segundo dia do ano com mais visita a cemitérios. Na realidade, o ideal seria fechar os cemitérios para visitação. a aglomeração é grande e o índice de contaminação é intenso. porém respeitando a sensibilidade das pessoas, nós resolvemos apenas recomendar que não vá ao cemitério”, disse.