Terapia Ocupacional é essencial no tratamento de mulheres que retiram a mama

0
347

 

O movimento Outubro Rosa, que alerta sobre os riscos do câncer de mama e chama a atenção das mulheres sobre a importância do autoexame e da mamografia, já começou, porém, além de todos os cuidados com prevenção e diagnóstico precoce, outra fase que merece atenção é a de reabilitação, especialmente quando há a necessidade de retirar a mama (mastectomia).

A cirurgia acarreta para a mulher uma série de consequências físicas e emocionais, algumas ficam muito abaladas com a descoberta do câncer. E um grande aliado nessa batalha é o terapeuta ocupacional, que irá ajudar quem enfrenta a doença a recuperar a qualidade de vida.

O papel deste profissional fundamental no processo de reabilitação da mulher após a retirada da mama, momento em que surgem muitas dúvidas e insegurança de quando e como realizar atividades com o braço do lado da mama operada, o que reflete em todas as atividades da vida cotidiana.

Segundo a terapeuta ocupacional Josiane Santana, seu trabalho com pacientes em tratamento oncológico envolve atividades manuais, lúdicas, artísticas e expressivas. “O terapeuta ocupacional ajuda a paciente na melhora da autoconfiança, bem-estar e principalmente autoestima. Os exercícios terapêuticos ajudam no controle da dor, fadiga e ajudam a melhorar os movimentos, além de evitar possíveis sequelas”, explica.

A terapeuta aconselha ainda que as mulheres em fase de reabilitação tenham o acompanhamento de um terapeuta ocupacional. “Nosso trabalho contribui na reabilitação e orientação sobre as mudanças na rotina da mulher, sobre movimentos e possibilidades de retomar atividades por meio de exercícios que recuperem a capacidade funcional do braço e do ombro da mulher, o que a ajudará a retomar seu desempenho cotidiano da vida diária e seus papéis sociais de forma saudável”, diz.

Inclusiva

 

A Clínica Inclusiva nasceu em 2011 com o objetivo de promover qualidade de vida para seus clientes, proporcionando, por meio de recursos terapêuticos, o bem-estar físico, mental e social.

 

Comandada pela Terapeuta Ocupacional, Josiane Santana, especialista na área e também em Tecnologia Assistiva e Acupuntura Sistêmica, a Inclusiva tem como missão garantir qualidade de vida e bem-estar à sociedade em geral, de acordo com suas necessidades individuais, utilizando a associação de técnicas e uma visão holística do ser humano.

 

Todos os ambientes da clínica são adaptados para portadores de necessidades especiais e seguem as Normas de Acessibilidade Técnica de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Os diferenciais da clínica são as turmas reduzidas e a abordagem individualizada, de modo que o profissional adéque a prática de acordo com a necessidade do paciente. Outra característica que diferencia os serviços da Inclusiva é o Home Care, ou seja, atendimento domiciliar.
SERVIÇO

Clínica Inclusiva

Endereço: Rua Coronel Spínola de Castro, 3.845 – Redentora

Telefone: (17) 3222-2648