Alfabetização científica é estimulada em evento

0
319

São José do Rio Preto- O que vem à sua cabeça quando ouve a palavra “cientista”? Provavelmente, um sujeito com cabelo desarrumado e trancado em um laboratório, certo? É para desmitificar isso, mostrando que a ciência está presente em nosso dia a dia e que o cientista não é um ser maluco ou solitário, que o CIECC (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura) realiza, de 22 a 25 de outubro (terça a sexta-feira), o V Encontro de Ciência, Popularização da Ciência e Alfabetização Científica. Entre as atrações, está uma Feira de Ciências Experimentais, com mais de trinta trabalhos, e uma palestra com o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

A Feira de Ciências Experimentais, na qual alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino apresentarão projetos como se fossem verdadeiros cientistas, será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, das 9h às 12h. O projeto, desenvolvido pelo CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura) em parceria com a Unesp e com o apoio da Capes e do CNPq, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas na educação básica do município, contribuindo para a formação do aluno cientista, e promover a formação continuada do professor. “Essa proposta transdisciplinar contempla alunos do 7ºAno do Ensino Fundamental ao 3ºAno do Ensino Médio, que foram orientados, ao longo deste ano, por professores da Unesp para apresentarem a ciência de uma forma experimental”, afirma o físico e coordenador do CICC, Alexandre Neves.

Estarão expostos 38 projetos nas áreas de química, física, biologia, meio ambiente e astronomia. Dentre os trabalhos, está a apresentação de um telescópio feito pelos alunos, um experimento com Bobinas de Tesla (que soltam raios), um minhocário doméstico e um experimento de pilhas construídas a partir de frutas e legumes.

A premiação será na sexta-feira (25/10), às 16h30. Os alunos participantes dos trabalhos premiados vão receber tablets e bolsas de iniciação científica pelo CNPq, no caso de escolas públicas, e tablets, no caso de escolas particulares.

Além da Feira, o evento contará com a palestra “A primeira Missão Espacial Brasileira”, ministrada pelo astronauta Marcos Pontes, na terça-feira (22/10), das 9h30 às 11h30. Mesas-redondas ligadas à alfabetização científica e a temas mais específicos da ciência, como astrobiologia, também constam da programação, além da mostra fotográfica “A ciência sob a ótica do seu olhar” com imagens de fatos, personagens e espaços que retratam o dia a dia do pesquisador.

O Encontro conta com apoio da Capes e está inscrito na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As inscrições para participação foram encerradas no dia 10 de outubro.