Bacalhau à Brás por Eduardo de Castro

0
172

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás

O chef Eduardo de Castro faz esta semana uma receita tradicional de bacalhau e dá à ela seu toque especial. Tradicionalmente o “ Bacalhau à Brás” é feito com o bacalhau desfiado e misturado aos outros ingredientes.

A sugestão do chef transforma o Bacalhau à Brás, em uma prato gourmet, na medida que Eduardo de Castro usa uma posta grande de Gadus morhua, conhecido como o “bacalhau original ou verdadeiro” ( Gadus morhua vem do Oceano Atlântico).

Os outros ingredientes são transformados em uma cama para a posta do peixe. A idéia, de acordo com o chef é melhorar não só a apresentação, mas acima de tudo o paladar, uma vez que ao degustar, os pedaços de bacalhau vão se misturando aos outros ingredientes aguçando os sentidos…

Para acompanhar o Bacalhau do chef Eduardo de Castro, o barman Juan Carlos Vecino Janavel prepara o “Porto Tônico”, um drink delicioso e refrescante. O passo a passo também está no vídeo.

A cardiologista Valéria Braile dá a dica de saúde desta receita falando da importância do azeite na saúde co coração.

Anote os ingredientes, assista ao vídeo e delicie-se.

Bacalhau na cama de Brás

250 gr de bacalhau sem espinha e sem pele pré-escaldado por 3 a 4 minutos

100 gr de batata palha

2 ovos

salsinha

sal e pimenta à gosto

noz moscada

azeite extra virgem Carbonell

pimentões tricolores

meio ovo cozido ralado

cebolas às rodelas confitadas em azeite

Levar a posta do bacalhau ao forno em um recipiente com metade da espessura do bacalhau de azeite.

Deixar no forno por 6 minutos a uma temperatura em média de 150 graus

Para fazer a cama de Brás: cebola confitada, juntar a batata palha , temperar e juntar os ovos.Mexer levemente e montar o prato( que já tem pimentos cortadinhos em cubos e ovo ralado) colocando a posta por cima e afinar tempero com azeite um pouco de pimenta e salsinha.

Bom apetite.

O quadro ” Bom Apetite” é apresentado pelo chef Eduardo de Castro no programa ” Malu Rodrigues Visita”, Canal 15 – NET – Rio Preto

Os horários do programa são encontrados na fanpage: Malu Rodrigues Visita

O quadro tem o oferecimento de:

Azeite Carbonell

Braile Biomédica

Instituto Domingo Braile

Para saber mais sobre o chef acesse AQUI

Artigo anteriorAlfabetização científica é estimulada em evento
Próximo artigoNorth Shopping Votuporanga será lançado nesta quinta feira com presença VIP de Luigi Baricelli e Gigi Monteiro
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.