Rio Preto ultrapassou nesta sexta-feira, 31, a marca de 9 mil casos positivos para covid-19. Atualização dos números realizada pelo secretário de Saúde, Aldenis Borim, revelou que são 9.021 pessoas contaminadas pelo coronavírus, aumento de 138 novos casos.
Foram 4 novos óbitos confirmados nas últimas 24 horas, elevando para 240 o número de vítimas fatais pela doença.
Dos 9.021 positivos, 6.277 estão recuperados (69% do total). 1.216 dos contaminados são profissionais da saúde local e outros 1.088 foram acometidos pelo quadro mais grave da doença e precisaram de internação. No entanto, 665 destes já estão recuperados.
Em relação ao percentual de positividade da doença por semana, na atual, já é possível afirmar que houve aumento neste quesito. Da semana 24, contada desde o início da pandemia em março, a média semanal era de 30% de positividade, ou seja, a cada 100 pessoas testadas 30 eram positivos para covid-19. Nesta semana, a de número 31, a média saltou para 36%.
“Estamos com uma tendência de aumento desse platô. Vinha mantendo uma constante em 30% e agora fomos para 36%. Não é um bom sinal, isso pode ser que atingiremos um outro platô que pode ser mais alto do que os 30% que vínhamos apresentando”, explica o secretário de Saúde Aldenis Borim.
Em relação aos profissionais da saúde contaminados, aqueles que atuam em equipes de enfermagem representam o maior percentual com 26% de todos os casos. Na sequência surgem equipe multiprofissional e médicos com 14%, enfermeiros com 9% Os trabalhadores da recepção, telefonistas e outros são 7%. Cuidadores são 1% e profissionais de ciências biológicas e biomedicina são 0,82% dos casos positivos.
No momento 313 paciente de Rio Preto estão internados, aumento de 14 novas internações nas últimas 24 horas, sendo que 127 em UTI e 186 em enfermaria.
Do total de internados 188 tem covid-19 (90 em UTI e 98 em enfermaria).
Plano São Paulo
O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, comentou a manutenção da região de Rio Preto, na fase 2 (cor laranja) no Plano São Paulo de flexibilização. O governador João Doria anunciou a nova classificação no início da tarde desta sexta-feira.
Para Aldenis, assim como na classificação anterior, Rio Preto ficou no limite para não regressar à fase vermelha, a mais restritiva.
“Nós batemos na trave na semana passada com 79% (ocupação de leitos). Esta semana bateu na trave e na linha do gol e tivemos 79,5% de ocupação de leitos de UTI. Estamos próximos, apesar de todos os esforços de abrir leitos, nas duas últimas semanas, 40 novos leitos de UTI . ”, finalizou Aldenis.