Com 137 casos confirmados e 4 óbitos Rio Preto tem nesta terça-feira, 4, 9.599 pessoas infectadas pela covid-19 e 257 vítimas fatais em decorrência da doença. São 6.705 já recuperados (69% do total), 1.264 dos contaminados atuam na área da saúde e outros 1.172 apresentaram o quadro mais grave e precisaram de internação.
O percentual de positivos para os pacientes com sintomas leve e graves revelam números diferentes quando comparados entre si. Enquanto a média para os quadros graves gira em torno de 65% a 70%, nos casos leves a média de positividade é 19% a 25%.
“Em torno de 65% a 70%, ou seja, a maioria dos pacientes que ficam grave hoje são covid, maioria absoluta, dois terços dos casos graves. Os casos leves continuam em uma porcentagem de 19 a 25%”, explica o secretário de Saúde Aldenis Borim.
Quando a positividade para covid para os dois quadros (leves e graves) a média tem se mantido em 30%, ou seja, de cada 100 testados 30 são positivos para a doença.
“Algum tempo, diria 8 semanas, que a gente varia de 29% a 33%, ou seja, a gente vem no platô de positividade, mas de uma maneira geral não está aumentando o número de porcentagens de casos testados. Com a saída dos novos resultados que estavam represados essa porcentagem voltou ao normal. Continua num platô entre 29 e 33%”, diz Aldenis.
Sobre as internações devido a complicações em virtude da doença, o secretário lembra que mesmo em um platô alto, ele se mantém estável.
“O platô é alto, porém ele está estável. Mostra que nós não estamos tendo aumento de casos gripais na cidade. Podemos dizer que não está tendo um aumento assustador de casos, porque quem procura a unidade está estável. Mas é um platô elevado, não é um platô cômodo para a secretaria”, diz.
O secretário de Saúde também esclareceu que antes das medidas restritivas de circulação a média diária semanal de utilização do transporte público de Rio Preto eram entre 80 a 100 mil passageiros, número de caiu para 35 mil no momento.