Rio Preto ultrapassou a marca de 100 mil doses aplicadas contra a Covid-19. Do início da campanha, em 19 de janeiro, até esta segunda-feira, 12 de abril, o município aplicou 105.707 doses contra a Covid-19. Dessas, 71.731 foram de primeira dose e 33.976 foram de segunda dose. A cobertura vacinal para a primeira dose chegou a 15,42%, enquanto a de segunda dose está em 7,3%.
“A gente comemora o avanço. Nosso trabalho é receber as doses e otimizar o uso, vacinando o mais rápido possível para termos impacto no controle da doença com o aumento do percentual da população já vacinada”, afirma a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.
Nesta segunda-feira, 12, o município aplicou 7.139 doses da vacina contra a Covid, sendo 4.664 aplicadas nas unidades de saúde, 1.733 no Recinto de Exposições e 742 na Swift. “Conseguimos vacinar esse número de pessoas e no final da tarde o movimento estava tranquilo, o que indica que conseguimos manter uma média de vacinação por dia. As doses para a vacinação de idosos têm sido enviadas na totalidade para a faixa etária, por isso não há necessidade de chegar com antecedência nos postos de vacinação com receio de faltar vacina”, explica.
Doses remanescentes
O cadastro para a vacinação com as doses remanescentes das unidades de saúde continua aberto. Até o momento, 181 idosos cadastrados foram vacinados. Outros 1.493 já chegaram na faixa etária atual (67 anos) e estão sendo imunizados nos postos de vacinação da cidade. 36 foram retirados da lista por motivos diversos, como telefone errado ou confirmar presença e não comparecer.
Segunda dose
Até o momento, 954 pessoas aptas a receber a segunda dose da vacina não retornaram, entre eles 329 trabalhadores da saúde, 26 idosos institucionalizados e 599 idosos. “A adesão da segunda dose tem sido muito boa. Estamos convocando os faltosos para saber o motivo do atraso. Muitas vezes, essas pessoas mudaram de cidade, outras tiveram covid e precisam esperar intervalo maior”, afirma.
De forma geral, a gerente de imunização considera que a campanha está tendo uma boa adesão da população. “O trabalho da Secretaria fica facilitado com a boa adesão da população; e os grupos prioritários têm aderido à campanha”, finaliza.
Grupos prioritários
No momento, a campanha de vacinação contra a Covid-19 segue para os seguintes grupos prioritários:
– Idosos com 67 anos de idade ou mais.
– Profissionais da educação com 47 anos ou mais.
– Idosos com 72 a 74 anos de idade (segunda dose).
Trabalhadores da saúde e profissionais da segurança pública também foram incluídos na campanha.
Locais de vacinação
Em Rio Preto, os locais de vacinação são:
– Swift: para profissionais da educação e idosos (primeira e segunda dose), das 8h às 17h.
– Unidades de saúde: para idosos (primeira e segunda dose), das 8h às 14h.
– Mini-drives (Caic, Cidade Jardim e Engenheiro Schmitt): para idosos (primeira e segunda dose), das 8h às 14h.