Rio Preto – Workshow, com Plinio Oliveira, promove reflexão , em evento gratuito

0
339

Plinio Oliveira Close“Há um grande déficit de sensibilidade na sociedade”. A frase é do artista Plinio Oliveira, que, motivado por essa constatação e por sua vontade de fazer a diferença na construção de um mundo melhor, desenvolveu o workshow Sensibilidade para refletir, que será apresentado no Teatro Paulo Moura nesta quinta-feira (11/09), a partir das 19h30.

Para Oliveira, a falta de sensibilidade é o que ocasiona as cenas tristes que vemos não só nos noticiários, mas também nas ruas, quando estamos dirigindo, ou no nosso próprio círculo social. “O outro é sempre o ‘lobo’. Apesar de o discurso que impera ser o de ‘ame o próximo’, sabemos que, na prática, isso nem sempre acontece”, avalia.

O artista defende uma educação voltada para o amor e para a sensibilidade, que ensine cada um a se colocar no lugar do outro. No workshow, essa mensagem é transmitida ao som do piano e de exemplos apresentados por Oliveira. “É um show catártico, que toca a alma da pessoa e a faz enxergar a importância da sensibilidade”.

A iniciativa de trazer o evento para Rio Preto é da Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto), que comemora neste mês 18 anos de história. “Em nosso cotidiano, usamos a educação, a ciência e a cultura como instrumentos para o desenvolvimento humano e social. Assim, o workshow vem ao encontro dos princípios e da essência da Faperp”, afirma o diretor-presidente da Faperp, Antonio Manzato.

Além do workshow, o evento contará com apresentação da fanfarra do projeto Ações Educativas Complementares/Jornada Ampliada, realizado pela Faperp em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Preto, e dos vídeos Isso é Faperp, para levar ao público um pouco dos projetos desenvolvidos pela Fundação e a importância deles para a sociedade.

O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem retirar gratuitamente os ingressos na Faperp nos dias 9, 10 ou 11 de setembro.

Sobre a Faperp

A Faperp é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1996 por iniciativa de professores da Unesp de Rio Preto. As atividades realizadas pela Faperp visam ao desenvolvimento educacional, cultural e científico da sociedade. A entidade é fiscalizada pelo Ministério Público, que acompanha as suas atividades e aprova suas contas, e é administrada por uma diretoria e supervisionada por um conselho curador, ambos formados por representantes da sociedade rio-pretense que trabalham voluntariamente. .

 

Sobre Plinio Oliveira

Plinio Oliveira é palestrante, cantor, compositor e produtor cultural. Em seus trinta anos de carreira, lançou 39 CDs e 9 DVDs independentes, lançou 2 sinfonias e cerca de 650 músicas e publicou 6 livros, dentre eles o livro Sensibilidade, escrito em parceria com a Faperp. Já se apresentou em mais 150 cidades brasileiras, de 17 estados. Dirige o projeto musical Sou da Paz e a Orquestra da Paz. Estudou música e Psicologia, é vencedor de vários prêmios em festivais de MPB e recebeu recentemente o título de Cidadão Honorário de Curitiba (PR).

 

Workshow Sensibilidade para refletir

Dia 11 de setembro (quinta-feira), às 19h30

Local: Teatro Municipal Paulo Moura – Av. Duque de Caxias, s/nº, Jardim Seixas

Retirada de ingressos: dias 9, 10 e 11 de setembro na Faperp – Rua Siqueira Campos, 3718, Santa Cruz

Informações: (17) 3211-1089

Entrada franca