A montagem inédita do Sesi-SP Não vamos pagar!, escrita a quatro mãos pelo prêmio Nobel de literatura Dario Fo e sua mulher, Franca Rame (1954-2013), chega ao Teatro do Sesi São José do Rio Preto na próxima quinta-feira, 9/10, às 20h, com entrada gratuita. A comédia conta com tradução de José Almino, direção de Inez Viana e nomes como Virginia Cavendish no elenco.
Conhecida por sua atuação nos filmes O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro, entre outros, Virginia assina também a concepção do espetáculo – e divide o palco com os atores Fabrício Belsoff, Luana Martau, Marcelo Valle e Zéu Britto. Após a estreia na quinta-feira (9/10), a peça fica em cartaz na unidade em curtíssima temporada, com sessões gratuitas na sexta-feira (10/10), às 15h e às 20h; no sábado (11/10), às 16h e às 20h; e domingo (12/10), às 19h.
O texto, com diálogos ágeis e inteligentes do célebre casal de dramaturgos italianos Dario Fo e Franca Rame, conhecidos por suas sátiras políticas, narra a história de um protesto em um supermercado contra os preços altos – que desencadeia situações surpreendentes.
Depois do sucesso de Mistero Buffo (2012) – também de Dario Fo –, produção do Sesi-SP que recebeu duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro, o Sesi-SP oferece ao público a oportunidade de conhecer mais um pouco da obra do dramaturgo italiano que já teve suas comédias traduzidas em mais de 30 idiomas. “É notória a inspiração de Dario Fo no popular para chegar ao erudito, mantendo a crítica, sempre no tom satírico, político e mordaz, sem perder a poesia e a esperança em dias melhores”, destaca Inez Viana, diretora do espetáculo.
Sinopse
Antônia e Margarida são duas donas de casa que têm dificuldade para chegar ao fim do mês com as contas em dia. Antônia acaba de perder o emprego, e seu marido, João, trabalha em uma fábrica ameaçada de ser fechada. Em protesto pelo aumento dos preços, um grupo de pessoas decide invadir e saquear um supermercado. Entre elas, Antônia, que a partir disso se envolve