Administradora lança livro de educação financeira para crianças

0
99

Lilian Patrícia faz tarde de autógrafos da obra “Quando 1+1=3”, vencedora do ‘Nelson Seixas’, neste sábado, dia 16, na Livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping

Em tempos de crise econômica, a escritora Lilian Patrícia publica uma obra que ensina de maneira lúdica e divertida a criança a lidar com o dinheiro, ao mesmo tempo em que ajuda o adulto a compreender o quanto a educação financeira é preciosa na vida dos pequenos e de toda a família.

Viabilizado pelo edital de literatura do Programa Nelson Seixas/Cultura para Todos, da Secretaria Municipal de Cultura, o livro “Quando 1+1=3” (selo editorial Traços e Ideias) será lançado no próximo sábado, dia 16, na Livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping. Lilian estará na livraria para tarde de autógrafos das 13 às 17 horas. O encontro é aberto ao público.

A obra traz ilustrações do cartunista Alex Sander, e narra a história de Gabriel, de 10 anos, que chega afobado da escola para contar à mãe que aprendeu com a professora que “1+1=3”. Usando essa “inusitada” aula como fio condutor, a autora trata de situações práticas do dia a dia das crianças para ensiná-las a lidar com o dinheiro e planejar gastos de acordo com a renda familiar, além de evitar dívidas e entender a importância de saber poupar.

O livro também estimula o consumo consciente e sustentável, com orientações como não abrir a geladeira toda hora, apagar as luzes e desligar o ventilador ao sair de algum cômodo, fechar a torneira ao escovar os dentes e diminuir o tempo no banho.

“Hoje, com alto grau de consumismo presente em nossa sociedade, é cada vez mais difícil para os pais imporem limites com os gastos relacionados aos filhos, pois sempre querem atender suas vontades e dar o melhor, deixando a educação financeira de lado. É importante que a criança tenha essas noções. Do contrário, irá tornar-se um adulto sem controle, que não sabe lidar com suas finanças”, afirma Lilian.

No livro, a autora também aborda um recurso bastante utilizado quando os gastos da família já ultrapassaram o orçamento do mês: o cartão de crédito, o “dinheiro de plástico” que costuma confundir as crianças. “Quantas vezes já ouvimos uma criança responder ao pai quando ele fala que não tem dinheiro para comprar determinado produto a seguinte frase: mas você tem cartão”, observa Lilian. “O livro vem com o objetivo de contribuir com a sociedade, ensinando as crianças a auxiliar seus pais na administração da renda da casa e, principalmente, mostrando que o cartão de crédito também é pago. O livro trata de tudo isso de uma forma lúdica dentro do cotidiano da criança, que é a escola”, diz a escritora.

Apaixonada por literatura, Lilian Patrícia é administradora e gestora financeira, com MBA em recursos humanos, pós-graduanda em marketing e finanças, educadora e palestrante. Também é voluntária no Projeto Pescar, onde dá aulas de administração. “Quando 1+1=3” é seu segundo livro publicado. Ano passado, ela lançou “Antes de Dormir”, voltado ao público adolescente. A autora tem outro livro pronto, “Durante o café”, que planeja lançar em 2017. Ela ainda mantém a página “Escritora Lilian Patrícia” no Facebook.

O ilustrador, Alex Sander, também é quadrinista e músico. Tem trabalhos publicados em veículos como a revista literária Flanzine, de Portugal, e o jornal Folha de S. Paulo, e pelas editoras Pontes, Virgo, Meu Bolso, Quadrinhópole e Vitrine Literária. É sócio do estúdio e selo editorial Traços e Ideias, junto com a revisora e editora Letícia Pereira Macedo. O estúdio Traços e Ideias também foi responsável pela capa, projeto gráfico, revisão e edição da obra.

 

Artigo anteriorRio Preto – Balcão de empregos oferece 46 vagas
Próximo artigoLe Rizz lança coleção primavera- verão
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.