Vocalista do Aerosmith canta com aluno do Projeto Guri de Rio Preto

0
348

Abner Tofanelli (18), aluno do Grupo de Referência de São José do Rio Preto no Projeto Guri estava no Rio  para o show do Aerosmith. Às vésperas do evento, o jovem  tocava seu violoncelo  em uma esquina do Shopping Leblon. Foi, então, que ele foi surpreendido com movimentação e muitos seguranças. Continuou tocando a música Thinking out Loud, de Ed Sheeran.

Vocalista do Aerosmith canta com aluno do Projeto Guri de Rio Preto , no Rio de Janeiro“O Tyler chegou do nada e começou a cantar um trecho da música que eu estava tocando. Até achei que era um cover.  mas quando ele começou a cantar tive certeza que era o próprio Steven Tyler. comecei a tremer de emoção. Ao final, ele me parabenizou e colocou R$ 50 na minha caixinha. Eu disse que era muito fã dele, que o amava. E ele disse que amava os brasileiros também.”

 “A produção do Tyler pediu para eu comprar um canetão para ele autografar o meu instrumento. Comprei, fui ao shopping Leblon, onde ele estava, e na hora veio até mim para dar o autógrafo. Além disso, perguntaram se eu tinha ingresso para o dia e eu disse que sim. Se eu pudesse dar um recado para ele diria que só dele ter cantado comigo alguns segundos mudou a minha vida”, contou Abner todo feliz.

 

Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Dedilhadas


O grupo é composto pelos naipes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O grupo executa um repertório diversificado com maior enfoque em peças eruditas de diversos períodos da história da música. Em 2011, o grupo recebeu a visita do quarteto de cordas da Sphinx – ONG norte-americana que tem a missão de aumentar a presença de negros e latinos nas orquestras dos EUA – que, durante uma semana, realizou masterclasses, ensaios e concertos com os  Guris.

No ano seguinte, a Camerata retribuiu a visita, apresentando-se ao lado do quarteto, em Detroit. Ela também já tocou ao lado de Alejandro Drago (2013) e foi regida na série de Artistas Convidados pelos maestros Jean Reis (2011) e Arthur Barbosa (2012). Em 2015 apresentou o espetáculo Vozes de Natal, produzido pela TV TEM, afiliada da TV Globo. Em 2016 participou da Virada Cultural, em Votuporanga.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Sobre o Projeto Guri


Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.