Alberto Andaló recebe bolsões para motocicletas

0
209

Começou esta semana a sinalização dos bolsões exclusivos para motos da avenida Alberto Andaló, em Rio Preto. O objetivo é  reduzir o risco de acidentes envolvendo motociclistas e carros nos momentos de fechamento e abertura dos semáforos.

Rio Preto conta com 374.107 veículos. Destes , 96.339 são motocicletas e motonetas. O número representa quase 26% da frota total.

Na prática, os bolsões permitem que as motocicletas se concentrem entre a faixa de pedestres e a linha de contenção para os demais veículos. Modelos semelhantes de bolsões já funcionam em capitais como São Paulo e Brasília.

De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Rio Preto, Amaury Hernandes, além da Andaló, as avenidas Bady Bassitt e Philadelpho Gouveia Netto receberão a mesma sinalização.

A escolha das avenidas levou em conta os registros do VDM (Volume Diário Médio) de veículos nas vias, que estão entre os maiores índices da cidade.

“Os bolsões já estavam previstos no plano [de Mobilidade Urbana] e vão ser instalados gradativamente”, disse Hernandes.

 

Plano de Mobilidade Urbana

 O Plano de Mobilidade Urbana está sendo realizado por meio de parceria do município com o governo federal. O projeto prevê um novo terminal urbano na Praça Cívica, nove miniterminais em diferentes regiões da cidade, 100 quilômetros de calçadas com acessibilidades, novos pontos de ônibus, nove corredores exclusivos para o transporte coletivo, dois viadutos na região norte e outro ligando o novo terminal à rua João Mesquita, na Boa Vista.

O valor total previsto das intervenções é de R$ 210 milhões e o prazo para a entrega é 31 de dezembro de 2018.