Aulas na rede municipal de ensino serão remotas

0
34
aulas remotas

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou durante a live desta sexta-feira, dia 22, que o calendário escolar de 2021 terá início no próximo dia 1º de fevereiro de maneira remota, ou seja, não presencial.

A decisão foi tomada considerando diversos fatores, entre eles a recomendação do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, as recomendações do Plano São Paulo, o crescimento no número de casos positivos e as recomendações do Conselho Municipal de Educação.

“Foi uma decisão construída a partir do cenário municipal visto o momento atípico que estamos passando. Nosso primeiro e principal objetivo é a vida. Optamos pela segurança neste momento”, afirmou a secretária de Educação, professora Fabiana Zanquetta.

Os gestores das unidades escolares foram formalmente comunicados da decisão. Na próxima quarta-feira, dia 27, os professores retornam às atividades, seja de maneira remota ou presencial, para fazer o planejamento do ano letivo conforme decisão da escola.

“A partir do dia 1º de fevereiro, após o planejamento de cada unidade escolar, as aulas terão início de maneira remota, em continuidade das ações de aproximação e fortalecimento de vínculos junto às famílias e alunos. Os professores irão entrar em contato com as famílias para explicar como será o modelo de atividades e para fazer esse acolhimento”, afirmou a secretária de Educação.

A secretária de Educação já enviou e está reforçando a distribuição de itens de prevenção à Covid-19 em cada unidade escolar. Entre os itens entregues estão proteção facial, máscaras de tecido e descartáveis, álcool em gel e álcool líquido, termômetros digitais, tapetes sanitizantes e outros itens exigidos pelos protocolos sanitários.

“Importante dizer que aulas remotas não significam aulas on-line, os professores poderão utilizar diversos recursos comunicacionais para elaborar as atividades com os alunos, inclusive com a entrega de atividades em cartilhas e apostilas, de acordo com a realidade de cada escola e aluno”, esclarece a secretária.

Capacitação

Nesta sexta-feira a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde e da Empro, iniciou uma formação específica para os gestores da rede municipal de ensino com objetivo de fortalecer os gestores (supervisores, diretores e coordenadores) para receber os professores da rede municipal de ensino quando eles retornarem das férias escolares.

A formação terá duas frentes principais; protocolos sanitários e acolhimento socioemocional.

Artigo anteriorGoverno de SP decreta lockdown aos fins de semana e depois das 20h diariamente
Próximo artigoUnidade de Suporte Ventilatório Fraternidade – Covid começa a funcionar
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.