Bombom de Beef Kobe pelo chef Eduardo de Castro

0
176

 

Esta semana o quadro ” Bom Apetite” apresentado pelo chef Eduardo de Castro no programa Malu Rodrigues Visita traz um ” Bombom de Kobe”.

O Kobe é uma raça originária do Japão, da região de Kobe, Uma carne gormet que chega a custar $600 o quilo. Na nossa receita o chef Eduardo de Castro usa o ” Kobe Passion”, produzido por uma empresa brasileira, a Beef Passion, produtora  de carnes nobres. Uma verdadeira viagem de aprendizado e sabores, é o que você vê neste vídeo.

Bombom de Kobe Beef

 

Ingredientes

250 gr de “Kobe Beef “ cortado em quatro cubos;

4 cubos de batata pré cozida aproximadamente do mesmo tamanho da carne;

Pimenta e sal;

Nozes trituradas;

Uma colher de sopa de mel;

Azeite extra virgem Carbonell;

Mostarda Dijon antiga (ancienne);

Agriões

 Como preparar

Tempere a carne com sal e pimenta, passe por azeite Carbonell  e sele em uma grelha ou churrasqueira;

Em uma  frigideira, junte o mel, a mostarda e as nozes. Insira a carne e termine o processo de coação.

Em outra frigideira com azeite, aloire as batatas que estavam previamente cozidas al dente.

Monte o prato intercalando os cubos de carne e de batata.

Acompanhe com uma salada de agrião, só com umas gotas de limão , azeite e sal.

Bom apetite!

 

Saiba Mais

O Kobe Beef

O Kobe beef é uma legendária delicatessen do Japão. Possui filetes de gordura no meio de seu tecido,  mas não é uma carne gordurosa – é apenas gorda, o que faz a diferença. Sua gordura não é saturada. O marmoreio, na verdade, é um fator de maciez – e bastante desejado nas chamadas carnes prime, os bombons do setor frigorífico dos grandes empórios gastronômicos.

O Kobe beef só vem de um tipo de gado – o Wagyu. E o Wagyu é uma milenar instituição japonesa, originária da região de Kobe.  Como em todo o Japão, a terra lá é pouco e cara. O gado Wagyu, é confinado em pequenas baias, desde que nasce. Como um extraordinário marketing dessa carne, os japoneses volta e meia divulgam imagens do boi sendo massageado em sua baia por mãos delicadas – daí o nome fantasia pelo qual o Kobe também ficou conhecido pelos turistas que viajam ao Japão: bife Shiatsu.  Parece que, de fato, por causa da impossibilidade de exercício, a massagem seria uma espécie de ginástica passiva. O gado também beberia cerveja, outro suposto amaciante da carne.  Dizem até que o gado escuta música clássica.

 

Mitos ou verdade, o fato é que o confinamento ajuda na formação do marmoreio, mas esse gado já tem componentes genéticos que favorecem essa característica e tornam a carne tão macia e suculenta.

 

Beef Passion

 

O Beef Passion é um empresa brasileira que visa  a produção de animais com alto padrão de qualidade, atendendo os mais exigentes paladares. O trabalho da Beef Passion se caracteriza pela maneira inovadora de manejo da criação, com novas formas de uso da área de pasto e de confinamento, reutilização da água, estudos sobre qualidade do gado para o melhor momento do abate e aproveitamento ao máximo dos produtos. O que era de exclusividade dos melhores gourmets internacionais agora também é desenvolvido com a marca Beef Passion no Brasil.

A Raça Wagyu, tem excelência na produção de carne com altíssimo marmoreio e alto grau de acabamento, o que dá a este tipo de carne um sabor peculiar e único.

O presidente da Beef Passion, Antonio Ricardo Sechis adquiriu o Wagyu, buscando a raça bovina para produzir a melhor qualidade em carnes, e, interessado em adquirir o “Boi de excelência, adquiriu sêmens do animal para fazer a inseminação artificial em algumas de suas reses, metade da raça Angus Australiano e outra parte Wagyu,tendo em vista que não é todo Wagyu que resulta em carne de alta qualidade, há a questão da idade do animal, condições climáticas e tratamento.O teste resultou em bezerros místicos, com características evidentes da raça Wagyu, e a resistência climática herdada dos animais tropicais.
O trabalho de pesquisa da Beef Passion relacionado à qualidade de carne, aos requerimentos dos consumidores de diferentes lugares do mundo e sistemas de produção, ajudou a tomar a decisão de incorporar a genética WAGYU no Brasil, para produzir, no país que tem as melhores aptidões produtivas e condições climáticas do mundo.

Assim, baseado nestes estudos científicos e sucessivas pesquisas pelos criadores japoneses, a Beef Passion está aperfeiçoando esta raça para adequação perfeita às condições brasileiras, com o objetivo de fornecer este diferenciado e exclusivo “Kobe Passion”

 

O quadro ” Bom Apetite ” com o chef Eduardo de Castro vai ao ar todas as semanas no programa  Malu Rodrigues Visita pelo Canal 15 da NET em São José do Rio Preto. Inéditos todos os sábados às 15h30. Horários alternativos podem ser encontrados na fanpage do programa  Malu Rodrigues Visita.

O patrocínio é do Azeite CarbonellBraile Biomédica e Instituto Domingo Braile.

Artigo anteriorFamosas “caem no samba” na quadra da Dragões da Real em SP
Próximo artigoFlavia Viana desfila de bíquini tomara que caia, no primeiro dia de Guarulhos Fashion Week
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.