Camerata Jovem Beethoven recebe músico da OSESP

0
307

Alexandre Rosa, membro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, uma das maiores e mais conhecidas da América do Sul, vem a Rio Preto para um compromisso de alto valor social. O musicista, que já se apresentou em vários países, é professor do Instituto Baccarelli e atualmente se dedica a conquistar o título de doutor pela UNESP, participa de um encontro com os integrantes do Camerata Jovem Beethoven, projeto social do Lar Esperança que ensina música clássica a crianças e adolescentes, de graça, e busca revelar talentos onde o estilo erudito não chega com facilidade.

“Será uma oportunidade preciosa para esses jovens, que estão descobrindo a possibilidade de se tornarem profissionais da área”, comemora Paulo Sérgio Souza, um dos coordenadores da iniciativa e amigo de Alexandre, que é natural de Mirassol e aceitou o convite sem fazer cerimônia. O musicista vai expor seu trabalho, gravado em um CD, além de dar palestra sobre técnicas contemporâneas da música clássica e interagir com os alunos mais avançados, numa espécie de aula intensiva, chamada de masterclass.

O encontro acontece dia 06/09  às 19h, na Galeria de Arte Norma Vilar, em Rio Preto. No sábado (07), Alexandre vai conhecer de perto a rotina de aulas do projeto social, em visita à escola pública emprestada semanalmente para as atividades, que fica no bairro Santo Antônio, zona norte da cidade.

O domingo (08) também vai ser um dia importante para os futuros músicos do Camerata Jovem Beethoven. Eles vão mostrar, ao público, o talento já lapidado nas aulas em uma apresentação no Café do Palácio, evento promovido pelo Rotary Palácio das Águas para arrecadar verbas em prol deste e de outros projetos sociais desenvolvidos em Rio Preto. Além da venda dos convites – a R$35,00 – recursos também virão de um leilão de artes, do qual participam 15 artistas plásticos que aceitaram doar suas obras. Entre eles está Jane Arroyo, cofundadora e voluntária do Camerata em oficinas de pintura, e que neste mês de setembro realiza, no espaço cultural do Sesi, a exposição Fluido – Arte com Suavidade, além de integrar também a exposição Tátil Sensorial, promovida pela ACIRP, no Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores.

 

Saiba mais sobre Alexandre Rosa, músico da OSESP:

Alexandre Rosa é membro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), uma das mais importantes e conhecidas orquestras da América do Sul, desde 1993.  Durante esses 20 anos, já teve oportunidade de tocar em salas de música como o Carnegie Hall, Lincoln Center (Nova York), Musikverein (Viena), Concertgebouw (Amsterdã), Chatelet (Paris) e Colon (Buenos Aires). É professor de contrabaixo no Instituto Baccarelli, onde trabalha desde a iniciação até o avançado. Com sua orquestra de câmara Engenho Barroco, realizou gravações de música colonial brasileira (acervo de Mariana). Suas pesquisas sobre técnicas estendidas e colaborações com compositores resultaram no CD BASS XXI, com música contemporânea brasileira para contrabaixo. Atualmente está trabalhando em seu doutorado em música-performance no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP). Alexandre é natural de Mirassol, cidade onde iniciou seus estudos musicais.

Serviço:

Masterclass com o músico da OSESP Alexandre Rosa

Data: Sexta-feira, 06/09 – 19h

Local: Galeria de Arte Norma Vilar – Rua Dr. Raul de Carvalho, 3995, Santos Dummont, Rio Preto.

No sábado, dia 7, o músico visita o local onde são realizadas as aulas do projeto Camerata Jovem Beethoven, no bairro Santo Antônio, zona norte da cidade.

Café do Palácio, do Rotary Palácio das Águas

Data: Domingo, 08/09 – 15h

Local: CCLI – Consultoria Linguística – Avenida da Luz, 3421, Alto Rio Preto.

Convites: R$ 35,00.