Casa de Cultura recebe exposição “BRASIL ANTIGO”

0
83

Olímpia – A Casa de Cultura da cidade recebe , a partir de 10 de maio,  durante trinta dias, a Exposição “Brasil Antigo”, em Shadow Art, da artista MitikoYanagui.  O coquetel de abertura acontece no dia 11 de maio, na Casa de Cultura.. O evento tem o apoio do Tuti Resort – Thermas de Olímpia Resort, do Instituto Biográfico do Brasil e da Prefeitura de Olímpia.

“Brasil Antigo” é uma viagem pitoresca e colorida sobre a nossa história, apresentada de uma forma especial por MitikoYanagui em sua técnica intitulada “Shadow Art”. A artista pesquisou em livros educativos e coleções históricas para realizar as obras que compõem a mostra, buscando informações em imagens de gravuras e pinturas antigas de diversos artistas que em algum instante retrataram fatos históricos ou momentos característicos da nossa cultura colonial. Esta viagem começa com a chegada dos portugueses ao Brasil até a Proclamação da República. A artista com sua arte aprimorada nos oferece uma verdadeira aula, seja na sutileza de sua técnica refinada, como na sua pesquisa sobre o tema.

MITIKO YANAGUI

A artista MITIKO YANAGUI, nasceu em Martinópolis, no interior do Estado de São Paulo, transferindo-se posteriormente para a capital. Inicialmente inspirou-se na obra do artista Anthony Pieck, freqüentando a seguir o curso da técnica denominada “Shadow Art”. Em 2005, fez sua primeira exposição individual em São Paulo, no Espaço Cultural da Associação Paulista de Medicina, onde mereceu o devido reconhecimento de público e de crítica. No mesmo ano realizou uma exposição individual no Espaço V CENTENÁRIO, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Entre suas exposições individuais destacamos também, em 2007, as mostras: “FLORES“, realizada no Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo e, “SHADOW ART”, realizada na Galeria NINI BARONTINI, em Curitiba. MITIKO participou também de diversas exposições coletivas, como: “SONHOS“, na Galeria SPAZIO SURREALE (2006); “EXPOSIÇÃO DOS REIS”, na Casa da Fazenda do Morumbi; na Galeria Bric a Brac, “CORES E FLORES” no Green Place Flat; “LINGUAGEM MÚLTIPLA”, no Clube Pinheiros.

Internacionalmente MITIKO YANAGUI participou da Mostra “BRAZIL ART COLLECTION IN KUWAIT CITY”, no Kuwait; “EMOZIONE E COLORI” na Galeria Zanon, em Roma (em 2006); “CIRCUITO BRASILEÑO DE LAS ARTES II” – La Casa do Brasil – em Madrid.

MITIKO YANAGUI possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no Japão, bem como em acervos oficiais como: o do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, no acervo da Associação Paulista de Medicina e no Acervo do Museu Brasil-Itália, em Itápolis (SP).

Artigo anteriorRegina Duarte se apresenta no SESC , em Rio Preto
Próximo artigoSesc leva exposição ‘Arte, Cultura e Paixão’ ao Poupatempo
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.