Visita vai a “Casa do Chef by Eduardo Castro” na Praia Vermelha, Ilha Grande, Angra dos Reis

1
699
Visita vai a “Casa do Chef by Eduardo Castro” na Praia Vermelha, Ilha Grande, Angra dos Reis

O programa e portal Malu Visita viajou para o município de Angra dos Reis. Se você é urbano e não gosta de uma cozinha maravilhosa, nem precisa continuar a leitura.

Ficamos hospedados em Ilha Grande, na Praia Vermelha,  fomos visitar o chef português Eduardo Castro e seu restaurante “Casa do Chef by Eduardo Castro”. Um restaurante com todos os pratos assinados pelo chef no meio do mar e do mato.

Dia da chegada na Praia Vermelha, com o nosso amigo o chef Eduardo de Castro
Chef Eduardo e sua equipe
Chef Eduardo Castro e sua equipe. Juan, Alien, eu o chef e Diogo Oliveira
Muito amor e peixe fresco no cardápio do dia

A pequena Praia Vermelha, com suas águas verdes e transparentes, tem uma população com cerca de 150 habitantes, na maioria nativa, pescadores. Mas não se engane os hermanos já descobriram, e são a maioria dos estrangeiros, inclusive são donos de pousada e restaurante. São também turistas. Entre os argentinos, encontramos também vários uruguaios.

Não é uma praia para quem gosta de balada.  É um sítio de contemplação, para relaxar, desfrutando momentos muito agradáveis.

 Nossa pousada “ Suites Arpoador”

´Cinematográfica a " Suites Arpoador" é construída em cima da pedra na Ilha
´Cinematográfica a ” Suites Arpoador” é construída em cima da pedra na Ilha
Varanda da nossa suite

Fomos recebidos por Luiz Ernani, conhecido como Zen (camiseta azul ao fundo). A pousada fica, literalmente, de frente para o mar (em frente, só mar mesmo). De lá você sai de barco ou por uma trilha morro abaixo, morro acima (voltamos com dores na batata da perna, mas nos sentindo ótimos!!).

A pousada com oito suítes, todas de frente para o mar, foi construída em cima da pedra. Coisa de cinema, a minha primeira impressão foi a de que é muito mais bonito ao vivo, do que em fotos. O que geralmente nunca acontece. Mas é, pode acreditar!

Na pousada trabalham os nativos, do marinheiro à atendente, todos simpáticos, contadores de estórias e apaixonados pelo lugar. Fotografam e filmam tudo, dos animais no morro, as pescarias. Amam o que vivem. E dizem a maioria, nunca se acostuma na cidade.

Restaurante Suites Arpoador

Os quartos são bastante amplos e confortáveis, com ar condicionado .

O proprietário da pousada, o Zen, nos conta que o nome “Arpoador”, vem da época das baleias. Elas costumavam frequentar o local por várias semanas durante o ano. O mar era repleto do prato predileto das baleais, as sardinhas. Ali eram caçadas com arpões. Seu óleo era usado para tudo, da construção as lamparinas. Conta Zen, que muitos ficaram ricos por contas das baleias. A última vez que Zen as viu era o ano de 2006 ou 2007. Nunca mais voltaram. Pena!

Zenani, da Suítes Arpoador, conheçe a história e as pessoas da Praia

A água é transparente e mergulho com snorkel é imprescindível. Tem uma tartaruga linda que vem todos os dias passear na frente da Pousada…

Suites Arpoador fone whats – 21 9 9985 5680 

Casa do Chef by Eduardo Castro

A “Casa do Chef” é mesmo a casa do chef.  Eduardo fez de uma casa de pescador sua morada e seu local de trabalho. Cada canto, um encanto. Todo capricho do mundo, associado à natureza e a cozinha 5 estrelas do chef.

Com peixes fresquíssimos Eduardo inventa e reinventa pratos deliciosos. Amigos dos pescadores ele sempre recebe os melhores exemplares da pesca. E surpreende a cada bocada, surpreende até mesmo os pescadores, que descobriram o “ceviche”, por exemplo, e passaram a amar. Coisas do chef!

O estilo do restaurante é a cara do Chef, grupos pequenos de pessoas, e cada prato é artesanal, preparado por Eduardo, sempre revestidos de elegância e sabor na apresentação. Bem, posso falar para sempre, salivando, mas para entender só degustando mesmo.

Nos quatro dias que passamos na Praia Vermelha, fomos ao “cerco” com os pescadores, tomamos banho de mar, festamos, conversamos, degustamos e claro, gravamos um programa “Malu Visita”.

Em alto mar, entrevistamos o pescador nativo, Capitão Almir.

É o nosso registro de agradecimento pela hospitalidade e acolhimento do chef Eduardo de Castro. Trazemos, também, no programa duas receitas de Eduardo, com peixes fresquinhos, uma em alto mar, e a outra na Pousada Suítes Arpoador.  As receitas são para matar a saudade do chef que também é jornalista de formação e fez receitas maravilhosas no nosso programa no ano de 2014.

Arroz de tomate com bicuda e molho especial do chef
Banana da ilha com sorvete e creme de açai

Coquile St Jacques

 

Bonito oriental
Caldeirada do chef com peixes fresquíssimos da Ilha

 

Xarel com batatas ao murro
Arroz com mexilhões e pescados variados frescos

 

Romeu e Julieta
Bicuda da Praia

Siga o chef Eduardo de Castro – Instagramfacebook

Artigo anteriorUnimed Rio Preto promove evento especial neste domingo no Projeto Ciclovida
Próximo artigoGrupo Pacaembu abre casa decorada no Vida Nova Olímpia
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.