CIA. APOCALÍPTICA FAZ SUA ESTREIA COM PEÇA DE MILLÔR FERNANDES

0
147

 

A Cia. Apocalíptica faz sua estreia na cena teatral rio-pretense, nesta sexta-feira (15 de novembro), quando apresenta seu primeiro espetáculo, “Homem do Princípio ao Fim”, no teatro do Sesc Rio Preto. A peça é uma reflexão bem humorada sobre a existência humana escrita pelo sábio Millôr Fernandes, o homenageado da edição 2014 da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

Conforme Lawrence Garcia, fundador da nova companhia teatral e diretor do espetáculo, a Apocalíptica busca investigar artisticamente a condição humana pelo viés vanguardista. A pesquisa do grupo relaciona os movimentos teatrais com as mudanças da sociedade, visualizando os reflexos artísticos dos diferentes momentos da história do homem.

“Toda forma artística reflete o pensamento de uma sociedade. Estudar as mudanças da arte é, obrigatoriamente, estudar as mudanças da sociedade. Como o homem é um produto do meio e, ao mesmo tempo, um ser histórico e cultural, estudamos, na verdade, o ser humano contemporâneo e seu próximo passo na escala evolutiva artística”, reflete Garcia.

 

O ESPETÁCULO

Através de cenas aparentemente desconexas, o espetáculo “Homem do Princípio ao Fim” investiga a história da humanidade, desde Adão e Eva até a criação da Bomba H, de maneira cômica, inteligente e sagaz. Esta dramaturgia de Millôr Fernandes é construída a partir de uma colagem de textos (crônicas, poesias, prosas, etc) e seus quadros são formados em cima de temas pré-estabelecidos (amor, ciúmes, medo), que dão uma dimensão do que realmente é o homem.

Mas afinal o que é o homem? Os livros de história natural ensinam que é um animal. Os cineastas declaram que é um artista. Os jornais demonstram que é um jornalista. Os médicos diagnosticam: é um doente. Os totalitários proclamam que é um autômato. Para o outro homem, ele é, quase sempre, um inimigo.

Na produção da Cia. Apocalíptica, o elenco conta com os atores Carolina Campos, Danilo Melo Tiago e Augusto Lima. A iluminação é de Ricardo Matioli e trilha sonora de Tiago Mariusso.

 

HOMEM DO PRINCÍPIO AO FIM

Quando: 15 de novembro, às 20h

Onde: Sesc Rio Preto

Quando: R$ 10 a R$ 2

Duração: 70 minutos

Faixa etária: 12 anos