CIECC promove noite de observação lunar em Rio Preto

0
62

inomnlogo_rectangleEvento faz parte da Noite Internacional da Observação da Lua, promovida em todas as partes do planeta

Para os amantes de astronomia, o dia 6 de setembro de 2014 será uma data bem especial: é o dia, ou melhor, a noite em que pessoas de todas as partes do mundo irão reservar alguns minutos para observar a Lua, participando do InOMN (International Observe the Moon Night), evento criado pela Astronomical Society of the Pacific & NASA Night Sky Network. Em São José do Rio Preto, quem quiser se juntar ao grupo poderá ir até o observatório do CIECC (Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura), às 19h30, onde será realizada a Noite Internacional da Observação da Lua, acompanhando o evento mundial.

Alexandre Neves, físico e astrônomo do CIECC, é quem receberá os interessados e conduzirá as observações. “Vamos iniciar o evento com uma palestra para explicar características físicas da Lua e esclarecer alguns mitos sobre o astro. Em seguida, todos poderão irão ao observatório do CIECC, para ver nosso satélite natural por meio do telescópio. Ao final, os presentes receberão um certificado de participação”, explica Neves.

Sobre o InOMN

Desde 2009, Ano Internacional da Astronomia, astrônomos de todo o mundo têm buscado novas formas de promover a divulgação dessa ciência para o público em geral. “A Astronomical Society of the Pacific & NASA Night Sky Network percebeu que a melhor maneira de despertar o interesse do público pelos astros seria incentivar a observação da Lua, pois é um satélite conhecido por todos”, explica Neves. “Por isso, com o InOMN é uma excelente forma de aprender mais sobre astronomia e uma ótima oportunidade para se juntar a um grupo de apaixonados pela Lua”

O evento é realizado geralmente entre os meses de setembro e outubro, quando a Lua se encontra na transição da fase quarto-crescente para cheia, permitindo maior visibilidade dos detalhes de sua superfície.

 

– Data e horário: sábado, 6 de setembro, à partir das 19h30;

– Programação: palestra sobre características da Lua às 19h30 e observação às 21h;

– Local: CIECC – Av. João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial;

– Entrada gratuita, vagas limitadas;

– Mais informações: (17) 3232-9426;

– Site do CICC: http://www.centrodeciencias.org.br/

– Site do evento internacional: http://observethemoonnight.org/

 

Artigo anteriorSESI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO APRESENTA O ESPETÁCULO RICARDO III
Próximo artigoHoje tem Carreiro e Capataz na Festa do Peão de Guapiaçu
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.