Circuito Litoral Norte de São Paulo destaca 10 atrações para se conectar com a natureza nessa primavera

0
66
Circuito Litoral Norte de São Paulo destaca 10 atrações para se conectar com a natureza nessa primavera
Circuito Litoral Norte de São Paulo destaca 10 atrações para se conectar com a natureza nessa primavera

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, oferece uma variedade de experiências encantadoras para os amantes da natureza durante a primavera.

A região, considerada uma joia natural do Brasil, revela suas riquezas naturais de maneira extraordinária nesta estação, das praias paradisíacas às ilhas, cachoeiras e reservas ecológicas.

Ou seja, os visitantes podem se aventurar em trilhas exuberantes, explorar uma biodiversidade única de Mata Atlântica preservada e ainda desfrutar de roteiros que combinam o melhor da cultura e gastronomia caiçara.

Pensando nisso, o consórcio turístico separou dez atrações imperdíveis para os turistas que planejam fazer um roteiro pelas cinco cidades nos próximos meses. Descubra:

Bertioga

A Trilha de Guaratuba, que sai da Boraceia, tem quatro quilômetros de extensão e nível médio de dificuldade. Passando por regiões de restinga alta e baixa, além de mata de encosta e travessia do ribeirão Perequê-Mirim, é um passeio perfeito para os apaixonados por ecoturismo. No total, a atividade dura cerca de seis horas e exige agendamento prévio.

E, ainda entre os roteiros de ecoturismo para a estação, o percurso de canoagem pelo rio Jaguareguava também merece destaque. Com águas tranquilas e cristalinas, além de pequenos bolsões de areia para parada, a paisagem do lugar permite integração total à natureza.

“O litoral norte já se consolidou como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Estamos preparados para oferecer aos nossos visitantes, experiências inesquecíveis no turismo de sol e praia, no ecoturismo e no turismo cultural”, destaca o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

Caraguatatuba

Localizado na região Sul da cidade, o bairro Poço da Anta é um dos destaques entre os pontos turísticos rurais de Caraguatatuba. Ali, os praticantes de cicloturismo e amantes da natureza podem fazer trilhas de até 16 km, chegando até a ponte da cachoeira do bairro de mesmo. Um lugar ideal para um banho de rio refrescante.

O Parque Estadual da Serra do Mar é ideal para se integrar à natureza em Caraguatatuba. Ali, é possível fazer trilhas de até 3,5 km, avistando animais silvestres como cotias, tamanduás, tucanos e esquilos. O lugar também abriga a Cachoeira da Pedra Redonda, uma boa alternativa para se refrescar durante os dias de calor da primavera.

” A primavera e o verão prometem aquecer a temperatura e a previsão é que tenhamos estações menos chuvosas, isso por si só já favorece e muito o turismo no litoral, mas além disso a gestão vem investindo fortemente em infraestrutura, eventos e em preparar o trade para que nosso turista tenha as melhores experiências em nossa cidade. Caraguá, feliz em te ver”, afirma a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

Ilhabela

Um programa imperdível é a visita às trilhas da cidade, seja para conhecer algumas das dezenas de cachoeiras de Ilhabela, para a observação de fauna ou para a prática do montanhismo. Um dos destaques, é a trilha acessível do Parque Municipal das Cachoeiras, onde o visitante pode solicitar o uso da cadeira anfíbia ao orientador de visitantes do parque e tomar um banho de cachoeira.

Outra ótima opção é se aventurar em um passeio off road rumo à Praia dos Castelhanos. Este passeio corta o Parque Estadual de Ilhabela numa estrada de terra de 15km imersa na Mata Atlântica, chegando numa das praias mais lindas do Brasil. Sem dúvida uma ótima opção para estar perto do mar, conhecer a cultura caiçara e desfrutar da gastronomia local.

“Ilhabela vem trabalhando bastante o turismo de experiências, oferecendo aos turistas motivos para frequentar a cidade durante todo o ano. A qualidade de nossa oferta, somada aos feriados que teremos até novembro nos deixa bastante animados. Estar em Ilhabela durante a primavera, nesse momento em que a vida na floresta se renova e a beleza das paisagens se intensifica, é um verdadeiro privilégio”, comenta o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger.

São Sebastião

Entre as praias de Maresias e Paúba, a Trilha Maresias – Paúba tem dois quilômetros e proporciona diversos visuais panorâmicos do lugar. Na paisagem, mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. Curta e com fácil acesso, a também chamada Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço onde se pode conferir ambas as praias de cima.

Já a Trilha Ribeirão de Itu percorre o complexo de mesmo nome, situado em Boiçucanga, no Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar, e é formado por três cachoeiras. Com nível moderado, o percurso segue entre rio e mata, levando até as quedas da Hidromassagem (900 metros), da Pedra Lisa (um quilômetro) e Samambaiaçu (1,2 quilômetro). Durante a trilha, além de mergulhar nas águas cristalinas das cachoeiras, é possível observar a rica biodiversidade da Mata Atlântica.

“São Sebastião é um destino encantador durante essa estação do ano e recebe muitos turistas, mesmo sendo uma época de baixa temporada. Nossas praias, como Maresias, Toque-Toque Grande e Juquehy, tornam-se destinos perfeitos para quem busca relaxar, praticar esportes aquáticos ou simplesmente contemplar um lindo pôr do sol. É um destino plural, com diversas atrações naturais, trilhas, eventos culturais e rica gastronomia. Estamos ansiosos para receber turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, que escolhem São Sebastião como seu refúgio de primavera”, ressalta a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Ubatuba

Passando pelo mirante da Praia da Figueira e pelas praias da Lagoa, Ponta Aguda e Praia Mansa, a Trilha da Praia da Lagoa de Ubatuba tem duração de aproximadamente 4 horas com parada para banho de mar, banho na lagoa e visita às Ruínas da antiga fazenda São Pedro de Alcântara. O percurso tem nível fácil para médio, em forma de circuito saindo e chegando no ponto de saída.

Já a Ilha das Couves, um dos atrativos mais conhecidos da cidade, está sob uma normativa que limita o tempo de permanência, quantidade de visitantes e somente embarcação cadastrada pode desembarcar. Saindo da cidade, há lanchas e escunas cadastradas para desembarcar na ilha. O lugar tem rica vida marinha que atrai mergulhadores de todo o país e, na faixa de areia de 60 metros, é possível aproveitar o sol e a beleza da vegetação nativa.

“A primavera no Litoral Norte é uma época em que a natureza desperta e as flores começam a desabrochar, as árvores a brotar folhas verdes e as paisagens ficam mais bonitas. Muitos destinos ao redor do mundo se esforçam para atrair visitantes durante esta estação, por isso dentre as belezas naturais de Ubatuba, elencamos duas atividades que são muito procuradas pelos turistas nesta época do ano, como a Ilha das Couves e a trilha da Praia da Lagoa. Ficamos muito felizes em receber os turistas também nesta época do ano, que é o pontapé inicial para a alta temporada”, acrescenta o secretário Adjunto de Turismo de Ubatuba, Thiago Ramos.

Para conhecer as principais experiências do Litoral Norte acesse: circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Consulte um receptivo local para garantir a qualidade e ter informações de cada passeio em: circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube