“Circulando o Saber” acontece sábado na Praça Rui Barbosa

0
76

A Praça Rui Barbosa, na área central de Rio Preto, se transforma em espaço de conhecimento e cultura no dia 29 de outubro, das 9h30 às 12h. Trata-se da primeira ação do projeto Circulando o Saber, organizado pelo Rotary Club São José do Rio Preto Alvorada, com a colaboração do projeto Ocupa Ação Cultura.

O objetivo do evento é estimular a leitura, “para tanto foram arrecadados mais de quatro mil livros de várias partes do Brasil, através das redes sociais, e dos integrantes do Rotaract do Alvorada, que conseguiram 500 livros em apenas uma semana”, explica o coordenador do projeto, o engenheiro, Ricardo Oliveira.

O “Circulando o Saber” terá edições periodicamente, onde cada pessoa poderá levar pra casa até quatro livros, de acordo com sua preferência. Faz parte do acervo do projeto livros técnicos, clássicos da literatura, autoajuda e livros em línguas estrangeiras. Durante a ação as pessoas tanto podem levar livros como trazer para doação.

Lazer e cultura para pessoas de todas as idades na Praça

Segundo pesquisa do Ibope, encomendada pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, sendo que metade deles tem a leitura iniciada, mas não terminada. De acordo com a pontuação do índice Cultura Mundial, o país onde as pessoas mais leem é a Índia, onde a população, em média, investe 10 horas e 42 minutos na atividade. O Brasil aparece na 27ª posição, em um ranking de 30, com 5 horas e 12 minutos semanais investidos em leitura. Apenas na América do Sul, ganham dos brasileiros: Venezuela (6 horas e 24 minutos) e Argentina (5 horas e 54 minutos).

A programação traz ainda uma série de atividades que prometem lazer e cultura para pessoas de todas as idades. A coordenação é do projeto Ocupa Ação Cultura, através de Alex Cardoso e sua equipe, que farão contação de histórias, teatro infantil, pintura em crianças, oficinas, DJ, dança urbanas e muito mais. Também será montada uma estrutura de sarau, que ficará à disposição das pessoas que queiram mostrar seus talentos, seja cantando, recitação poesias, etc.

 

Artigo anteriorPoeta e ativista Mel Duarte participa de sarau no Senac Rio Preto
Próximo artigoRio Preto – Agerip realiza Baile do Hawai na sua sede
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.