Comida di Buteco – Conheça o Gambôfa e o Bolinho Nordestino

0
248
Botecos de Rio Preto e região se preparam para mais uma edição do Comida Di Buteco
Comida di Buteco - Conheça o Gambôfa e o Bolinho Nordestino

 

Desde criança, Dona Ednalva Oliveira Neves, proprietária do Gambôfa, acompanhava sua mãe na cozinha. Os aprendizados passados por ela ainda permanecem em sua vida. Apostando em modernidade, mas sem deixar de lado os bons e velhos costumes, Dona Ednalva criou o Bolinho Nordestino, prato participante dessa edição.

Há 30 anos, a receita do Bolinho permanece na família. De geração em geração, modificações são feitas, tornando a receita ainda mais saborosa. O que antes era apenas um petisco de família, hoje se tornou um prato sofisticado, que promete arrancar elogios.

Ednalva prepara o bolinho com carne seca, desidratada por ela mesma, recheio de catupiry e cheiro verde e empana com farinha de milho.

Mas como todo prato utilizado como “belisco”, um molho para acompanhamento foi feito por ela. Um detalhe, ela não conta para ninguém: como ele é feito, diz ser segredo.

“Escolhemos esse prato por ser considerado simples, mas ao mesmo tempo muito saboroso, e comum a todas as pessoas, causando familiaridade”, enfatiza.

 

O Bolinho Nordestino serve até 10 pessoas.

Gambôfa

A cozinha sempre foi presente na vida de Dona Ednalva. Grande parte das receitas foi aprendida no pequeno cômodo da casa da sua mãe. O amor pela comida e pelas receitas fez com que ela escolhesse a profissão de cozinheira, quando decidiu se casar e sair de Minas Gerais para morar em São Paulo, ainda com 18 anos.

O amor pela cozinha era muito grande e um dos seus empregos foi na cozinha de um seminário, onde permaneceu por mais de 30 anos. Dona Ednalva, sempre muito prestativa, pegou seu caderninho de receitas e começou a inventar pratos para variar o cardápio.

Mas com o tempo ela percebeu que o seminário não era o bastante,  ela queria mais, queria um cozinha para chamar de sua. Seus filhos foram crescendo e ela decidiu mudar para Rio Preto e investir nesse sonho.

“Por mais que eu ame os trabalhos por onde passei, o sonho falou mais alto. Investimos muito, passamos por alguns apuros, mas há um ano o bar está de pé e o sonho é concreto”, finalizou.

O Gambôfa tem mais de 20 opções no cardápio e mais de 30 mesas disponíveis aos clientes.

 

Gambofá

Prato participante: Bolinho Nordestino

Endereço: R. Santa Maria, 559, Vila Aurora

Telefone: (17) 3364-5390

Funcionamento: Segunda a sábado: 17h a 0h30

 

 

Saiba mais do Comida di  Buteco aqui

Conheça também:

Bar do Cidinho

Butiquim Caneca Torta

Bar 7 Copas 

Academia do Espeto

Bar do Magrão

Bar do Chibiu

Clube da Esquina

Filial Rio Preto

Artigo anteriorMcDonald’s lança sobremesas com “Sonho de Valsa”
Próximo artigoRichards inaugura hoje no Iguatemi Rio Preto que passa a ter exclusividade da marca na região
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.