Conheça a cultura do roteiro Caminhos de Pedra na Serra Gaúcha

0
71
Caminhos de Pedra
Caminhos de Pedra -Casa da Erva mate - Créditos Vivi Lerin

O Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, convida os visitantes a mergulharem em uma experiência em que a história dos primeiros imigrantes italianos da região mescla-se ao charme das paisagens outonais e ao sabor de uma gastronomia convidativa, harmonizada com o aroma e notas dos vinhos da região.

O circuito de 12 quilômetros é reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Isso porque as construções centenárias, que ainda preservam a arquitetura original em pedra e madeira, contornam suas paisagens. As edificações, que hoje abrigam estabelecimentos comerciais dos mais diversos nichos, revelam os modos de vida trazidos pelos primeiros colonizadores da região, no final do século XIX. As casas, cantinas, oficinas e demais locais abertos à visitação oferecem uma imersão autêntica na memória, no trabalho e na tradição do roteiro, impulsionadas pela receptividade de seus proprietários.

Experiências diversas

Além dos atrativos ligados ao enoturismo e gastronomia, o Caminhos de Pedra oferece opções de lazer diversificadas. É o caso da Casa da Ovelha, que atrai famílias com crianças por oferecer atividades interativas com os animais, como ordenha, pastoreio e alimentação dos filhotes. O recém-inaugurado Parque das Abelhas também oportuniza experiência com abelhas sem ferrão, além de uma inusitada degustação de diferentes tipos de mel.

Outro atrativo é o Parque Domadores de Pedra, um museu a céu aberto que reúne mais de 50 esculturas em basalto, integrando arte e natureza em perfeita harmonia. Completam as opções a Casa do Tomate, situada em um casarão de pedra e que oferece um mini tour pela edificação, onde o turista pode conhecer objetos antigos da época que os italianos chegaram na região em 1875.

Caminhos de Pedra – Vinhos e gastronomia

Os entusiastas do enoturismo podem preparar as taças e passar por estabelecimentos como a Cantina Strapazzon, com degustação de vinhos artesanais produzidos com métodos tradicionais, em meio a uma paisagem encantadora, que serviu de cenário para o filme “O Quatrilho”.

O roteiro também guarda delícias para os apaixonados por gastronomia. A Casa das Cucas Vitiaceri convida os visitantes a experimentar cucas artesanais saídas do forno, acompanhadas de café colonial ou piqueniques harmonizados com vinhos da região. Para os que apreciam um bom prato italiano, o Restaurante Casa Ângelo preserva o sabor das antigas receitas da nona, servidas em um casarão de 1889 que emana história.

Para mais informações sobre o roteiro, consulte o site www.caminhosdepedra.org.br e as redes oficiais. Durante o feriado prolongado, alguns atrativos podem estar com horários estendidos e atividades especiais, como degustações temáticas.

Leia também: