A Estância Turística de Olímpia acaba de aderir ao movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para criar um consórcio público de municípios com a finalidade de adquirir diretamente vacinas contra a Covid-19. O prefeito Fernando Cunha assinou a manifestação de interesse na manhã desta sexta-feira (05).
A assinatura do documento abre caminho para a possibilidade de comprar não só doses, como também equipamentos, remédios e suprimentos para enfrentar a pandemia, de forma mais ágil e com custo reduzido. Agora, o município enviará um projeto de lei para apreciação da Câmara, tendo em vista que a adesão ao consórcio deve ser aprovada pelo Legislativo.
Até o momento, Olímpia recebeu 5.361 doses, entre as vacinas Coronavac e AstraZeneca, já considerando a remessa desta manhã. O quantitativo, enviado pelo Estado e Governo Federal, possibilitou apenas a imunização dos profissionais de saúde e dos idosos com 77 anos ou mais, o que ainda representa uma pequena parcela da população prioritária.
“A vacinação é a nossa maior esperança para o controle da pandemia, que vive seu momento mais crítico, e, por isso, temos pressa em imunizar toda a população, principalmente, os públicos mais expostos como os idosos, pessoas com comorbidades e professores. A responsabilidade do envio das doses é dos governos Federal e Estadual, mas com o consórcio, os municípios já estão se adiantando para fazer a aquisição por conta própria, caso seja necessário. O processo ainda tem que passar por trâmites legais, mas estamos mobilizados para agilizar a vacinação”, declarou o prefeito.
Segundo a FNP, a previsão é que o consórcio seja constituído até o dia 22 de março. Somente após a constituição legal, será possível fazer a compra de vacinas. O município já vem garantindo os recursos necessários e aguarda a finalização do processo e as orientações do consórcio para dar sequência à aquisição.