Rio Preto já registrou 2.942 pessoas curadas da Covid-19 desde o início da pandemia, em março. O número revelado nesta terça-feira, dia 14, durante atualização dos casos envolvendo o coronavírus, representa 60% do total de infectados na cidade.
Nas últimas 24 horas 40 novos casos positivos foram confirmados e mais 3 óbitos. São 4.823 pessoas com a doença que resultaram no total de 140 mortes. Além dos quase 3 mil recuperados, do universo de positivos 861 contaminados atuam na área da saúde e outros 748 apresentaram a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
O coeficiente de incidência da doença no momento é de 1.046 casos para cada 100 mil habitantes.
Em média os testes de positividade que confirmam os casos positivos em pacientes que se submetem gira em torno de 30%.
“Estamos nos mantendo em um percentual de positividade acima dos 30%. Isso quer dizer que o vírus está circulando. Para cada 100 pessoas em torno de 30 tem resultados positivos. No início da pandemia isso era em torno de 5%. Como estamos coletando mais, a gente tem identificado, no entanto, o percentual tem se mantido”, explica a gerente da vigilância epidemiológica Andréia Negri.
Os gráficos sobre a pandemia em Rio Preto revelam que desde a semana 24 contada a partir do primeiro caso da doença, em março, ocorre aumento nos casos de óbitos. Da semana 27 para a semana passada, de número 28, houve aumento de 36% nos casos de mortes pela doença.
“Já estamos com 8 óbitos nesta semana, mostrando uma ascendente. Mais casos leves, mais pessoas internadas, mais pessoas vão pra UTI e mais óbitos são registrados”, diz Andréia.
No momento são 299 pacientes internados, 108 em UTI e 191 em enfermarias. Outro dado interessante é que em casas de repouso, 46 no total, entre particulares e residência geriátricas, foram registrados 111.560 contatos por profissionais a residentes monitorados. O monitoramento nestes casos é feito pelo complexo Faceres.