Cultura divulga programação do Janeiro Brasileiro da Comédia 2024

0
339
Cultura divulga programação do Janeiro Brasileiro da Comédia 2024
Cultura divulga programação do Janeiro Brasileiro da Comédia 2024

O Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) 2024, que acontece entre 20 e 30/1, volta a concentrar a maior parte da programação em seu palco de origem: o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Serão apresentados sete espetáculos teatrais, com duas sessões cada, além de 10 ações formativas. Todas as atividades são gratuitas.

Espetáculos convidados

Neste ano, toda a programação nacional é composta por espetáculos convidados que traduzem o melhor da produção teatral na vertente de humor e comédia no país. Dentre os convidados estão o espetáculo Nasci pra Ser Dercy, com Grace Gianoukas e direção de Kiko Rieser, que acaba de receber o Prêmio Bibi Ferreira 2023 de Melhor Dramaturgia Original; e Ubu Rei, com Os Geraldos e direção de Gabriel Vilella, detentor de 10 prêmios Shell, nove APCAs, dois Molières, dentre outros.

Ainda serão apresentados nesta edição do festival, espetáculos que estão se destacando na cena teatral brasileira, são eles: Veraneio (Pequeno Ato – São Paulo/SP), Prego na Testa (Parlapatões, Patifes e Paspalhões – São Paulo/SP), Suspiros e Burbujas (Laguz Circo e Teatro -Fortaleza/CE); Esperando Beltrano (Cia E Etc e Tal – Rio de Janeiro/RJ) e o espetáculo E, o Palhaço o que é ? (Cia Palhaçaria – São José do Rio Preto/SP).

Apenas dois dos espetáculos não serão realizados no palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto: E o palhaço, o que é? e Suspiros e Burbujas.

O Festival Janeiro Brasileiro da Comédia foi criado em 2003 para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2024, completa 22 anos de história e 21 edições. Neste ano, a programação, em sua maior parte, volta ao seu palco de origem, reinaugurado após reforma, revitalização e ampliação em junho de 2023.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO JBC

Sobre o JBC

O JBC é um projeto composto por mostra de espetáculos nacionais do gênero comédia; atividades formativas; debates, envolvendo artistas participantes e convidados e um painel de crítica, o Riso Crítico. O evento é realizado pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura. Apoio institucional: Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A distribuição dos ingressos para os espetáculos é gratuita e será por ordem de chegada, uma hora antes do início do espetáculo, no local. A distribuição de ingressos segue o mesmo modelo para todos os espetáculos, exceto para as apresentações de Suspiros e Burbujas, da Laguz Circo e Teatro (Fortaleza/CE), no dia 24/1, às 11h, na Praça Rui Barbosa e às 20h na Praça Cacilda Becker (ao lado do Teatro Municipal). Essas apresentações são abertas ao público, sem necessidade de retirada de ingresso.

Abertura

A abertura do Janeiro Brasileiro da Comédia 2024 será às 20h, no sábado, 20/1, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com o espetáculo Veraneio, da Pequeno Ato (São Paulo/SP).

O espetáculo escancara desconforto em famílias no pós-pandemia com humor afiado e foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira de Dramaturgia, em Melhor Espetáculo, Melhor Ator Coadjuvante (Maurício de Barros) e vencedor de Melhor Atriz (Clarisse Abujamra). Tem dramaturgia de Leonardo Cortez, com direção de Pedro Granato. Clarisse Abujamra, Leonardo Cortez, Daniel Dottori, Tatiana Thomé, Glaucia Libertini e Sílvio Restiffe compõem o grupo de atores.

A trama, que revela os desdobramentos tragicômicos de um encontro familiar, arrebatou público e crítica desde a estreia, com ingressos esgotados. O público acompanha o reencontro de Dona Laura e seus três filhos amargurados para celebrarem o aniversário da matriarca, interpretada por Clarisse Abujamra.

O cenário é a uma casa à beira-mar recém-comprada por uma das filhas, Hercília, decadente apresentadora de televisão e incomodada com a presença da mãe no seu refúgio. Ela e os irmãos, Silvio e Mario Sérgio, estão ansiosos para conhecer o novo e misterioso namorado de Dona Laura, um animado professor de ginástica. A expectativa por esse encontro e as novidades que ele traz afetam a relação familiar.

Formativas

As ações formativas seguem diversificadas nesta edição do JBC. São workshops, oficinas, acompanhamento técnico de montagem e ensaio, debates e painel crítico.

Os debates, que já são tradição do evento, consistem em rodas de conversa entre artistas, técnicos, público e mediadores convidados pela Comissão Organizadora, ocorrendo sempre após a apresentação dos espetáculos da Mostra Nacional. Este ano, os debates serão mediados por Alexandre Mate, pesquisador teatral, doutor em história social e professor aposentado do Instituto de Artes da Unesp.

Em workshops e oficinas, voltados para artistas locais, estudantes de teatro, participantes do JBC e algumas opções também para o público em geral, a programação é vasta.

As inscrições para as oficinas e workshops estarão disponíveis a partir de 15/01 até o preenchimento das vagas, diretamente no link: novoportalriopreto.sp.gov.br/2024jbc.

Riso Crítico

Assim como o FIT Rio Preto (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto), o JBC também tem um painel crítico. Trata-se do exercício de escrita crítica, coordenado por Roberta Ninin, profissional convidada e com participação de interessados mediante inscrição prévia e seleção. Os exercícios críticos serão publicados no site do JBC 2024.

O trabalho será desenvolvido em duas etapas: primeiro em encontros formativos e colaborativos e depois nos exercícios de prática da crítica. Na primeira etapa os selecionados e selecionadas criam, junto com o crítico convidado, o “protocolo para a escrita” – um instrumento coletivo que orientará a ação. Posteriormente, o grupo escreve textos críticos a partir dos espetáculos apresentados no JBC.

Roberta é artista da cena, mediadora teatral, professora adjunta e Coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro na Unespar, além de Doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP, estagiária de pesquisa na Université du Québec à Montréal (UQAM), mestra em Artes/Teatro pelo IA/Unesp.

Indicação a prêmio

Em 2023, o assessor Jorge Vermelho, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, foi um dos finalistas do Prêmio Governador do Estado 2023, destinado a reconhecer o trabalho de representantes do setor cultural e suas realizações. Pela idealização e curadoria do festival “Janeiro Brasileiro da Comédia”, ele foi indicado na categoria “Circo”. O Prêmio Governador do Estado 2023, criado em 1950, tem finalistas em 13 categorias. O prêmio é concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

PROGRAMAÇÃO JBC 2024 – DIA A DIA

Espetáculos

VERANEIO (Pequeno Ato -São Paulo / SP)

20 e 21/01, sábado, 20h e domingo, 18h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

PREGO NA TESTA (Parlapatões, Patifes e Paspalhões – São Paulo/SP)

22 e 23/01, segunda e terça-feira, 20h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

SUSPIROS E BURBUJAS (Companhia Laguz Circo Teatro -Fortaleza/CE)

24/01, quarta-feira, 11h – Praça Rui Barbosa

24/01, quarta-feira, 20h – Praça Cacilda Becker – ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

ESPERANDO BELTRANO (Centro Teatral e Etc e Tal – Rio de Janeiro/RJ)

25 e 26/01, quinta e sexta-feira – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, 20h

E O PALHAÇO, O QUE É? (Cia Palhaçaria – São José do Rio Preto/SP)

27 e 28/01, sábado e domingo, 16h – Teatro Municipal Nelson Castro

NASCI PRA SER DERCY (Grace Gianoukas/Ventilador de Talentos – São Paulo/SP)

27 e 28/01, sábado, 20h e domingo, 18h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

UBU REI – (Os Geraldos – Campinas/SP)

29 e 30/01, segunda e terça-feira, 20h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

*Debates: Após o término de todas as primeiras sessões de cada espetáculo haverá uma sessão de debate aberta ao público presente, exceto o espetáculo Suspiros e Burbujas, que o debate acontecerá após a segunda sessão.

Formativas

Encontro formativo*

RISO CRÍTICO – COM ROBERTA NINIM

*para pessoas selecionadas: 20/1, das 15h às 19h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Exercício de crítica: 20 a 30/1, com acompanhamento da crítica convidada.

Workshop

INTERPRETAÇÃO EM HUMOR

com Pedro Granato

21/01, domingo, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Curso

COMÉDIAS, DE SALTO ALTO/SCARPIN, HAVAIANA, “PARGATAS”, DESCALÇAS… A DESFILAR EM PASSARELAS DA HISTÓRIA: UMA FORMA, QUASE SEMPRE, EM COMPORTAMENTO DE DESLIMITE

com Alexandre Mate

22 a 26/01 – segunda a sexta-feira – das 14h às 17h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Workshop

COMICIDADE CONTEMPORÂNEA

com Hugo Possolo

23/01, terça-feira, 10h às 12h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Workshop

PALHAÇARIA – com Felipe Abreu e Romina Sanchez

25/01, quinta-feira, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Workshop

O HUMOR NO GESTO, com Alvaro Assad

26/01, sexta-feira, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Workshop

DA VIDA REAL PARA A CENA, com Kiko Rieser

28/01, domingo, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Workshop

E O PALHAÇO, O QUE É? com Gisele Lançoni

29/01, segunda-feira, 10h às 13h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

Workshop 1

ACOMPANHAMENTO DE MONTAGEM, com João Fernandes e Gileade Batista

TÉCNICA

29/01, segunda-feira, 11h às 12h30 – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Workshop 2

ACOMPANHAMENTO DE ENSAIO, com Everton Gennari

MUSICAL

30/01, terça-feira, 17h às 18h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Leia também

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube