De quarta a sábado, Sesc Rio Preto apresenta o especial EU, NO CIRCO!, com espetáculos e oficinas gratuitas

0
124

“Senhoras e senhores, rapazes e moças, meninos e meninas. Respeitável público, que rufem os tambores, o circo chegou!”. As lembranças que esse clássico bordão com cheiro de circo nos traz dão o tom ao especial Eu, no Circo!, que o Sesc Rio Preto promove de graça nesta semana, de 19 a 22 de março.

Este tradicional chamamento dos artistas da lona nos faz imaginar a trupe adentrando a cidade e convidando a todos para o grande acontecimento dos próximos dias. Atualmente, quando chega à cidade, pode ser que o circo não cause o mesmo frisson. Os tempos mudaram, a TV está em todos os lares, a tecnologia domina e torna o mundo mais e mais veloz,  fazendo surgirem outras formas de entretenimento.

No entanto, a arte milenar do circo prossegue, esse universo rico e apaixonante continua a encantar, nos faz sonhar, nos emociona e diverte. Com ou sem picadeiro, domador, mágico ou palhaço, o circo contemporâneo mantém o espírito lúdico que há milênios encanta e reúne, em um mesmo espaço, gerações, cores, credos e classes sociais.

Para celebrar o circo, que tem o seu próprio dia comemorado em 27 de março, uma programação especial foi preparada, na qual o público é convidado a ser espectador e protagonista. Com a proposta de relembrar a tradição circense, além de apresentar outras possibilidades que o circo oferece, proporcionando a experiência de como é fazer parte desse rico universo, a série de atividades contempla a apresentação de dois espetáculos argentinos, uma intervenção artística que ensina técnicas circenses tradicionais, uma mostra de curtas-metragens temáticos, além de uma oficina animada vinculada a temas do universo do circo.

Confira abaixo a programação completa do especial Eu, no Circo!:

DIA 19. Quarta (feriado)

 Intervenção Artística | PARQUE DO CIRCO

Classificação etária: livre. No dia 20, quinta-feira, haverá uma sessão às 15h30 exclusiva para os alunos matriculados no Sesc.

Neste parque você encontra um pouco do universo circense a sua disposição: malabares, pontaria, equilíbrio, jogos coletivos. O visitante escolhe os brinquedos mais interessantes, cria seu próprio circuito de atividades e experimenta assim técnicas circenses.

Data: Dia 19. Quarta (feriado), 13h30

Local: Ginásio

GRÁTIS

 Espetáculo | CIRCO DE BOLSILLO

Com José Guirado – Argentina. Classificação etária: livre. Duração: 60 minutos.

O mundo é uma maleta mágica. Quando o palhaço Tuto Tul abrir esta maleta diante do público, todos nós iremos viajar com ele em uma aventura cheia de encantamento e poesia. Bolas que dançam no ar, objetos que ganham vida e uma árvore na qual amadurecem frutas estranhas compõem esse espetáculo empolgante e cheio de magia.

Data: Dia 19. Quarta (feriado), 15h30

Local: Ginásio

GRÁTIS

 DIA 21. Sexta

Espetáculo | NATURALEZA ROTA

Com Cia. Tuto Tul – Argentina. Classificação etária: 14 anos. Menores devem estar acompanhados de responsável legal, com documentação de identidade de ambos. Duração: 60 minutos. Retirada gratuita de ingressos a partir das 19h na Central de Atendimento.

Um palhaço inventa um mundo a parte com base em pedaços, sucatas e resíduos resgatados do esquecimento ou negligenciados da sociedade de consumo. Naturaleza Rota fala da dificuldade da sociedade contemporânea em compreender os ciclos naturais da vida. Amplia em todos os momentos a problemática da identidade, perda de referências sociais, históricas e a dúvida como um dilema cotidiano, tudo composto em um tom poético que remete aos contos de fadas. Humor, drama, clown, circo, dança e a participação do público entrelaçam uma peça contemporânea e homenageiam todas as peças quebradas do mundo.

Data: Dia 21. Sexta, 20h

Local: Teatro

GRÁTIS

 

DIA 22. Sábado

Intervenção Artística | MOSTRA DE CURTAS METRAGENS

Com o cineasta Daniel Rabanéa. Duração: 20 minutos. Retirada gratuita de ingressos a partir das 14h30 na Central de Atendimento. Classificação etária: livre.

Oportunidade para conhecer um pouco da obra de Daniel Rabanéa. Animador formado em Barcelona, sócio diretor da Mandril Produções Cinematográficas, arte educador,  foi curador do Projeto Viva a Arte em 14 cidades do Pontal do Paranapanema e é diretor de diversos curtas premiados nacional e internacionalmente. Dentre as importantes premiações, está o primeiro lugar no Anima Mundi com o vídeo Essência, além de ter vencido o Claro Curtas de 2011 com ‘Fome de Tempo’, e o concurso internacional para comerciais da Nokia.

Data: Dia 22. Sábado, 15h30

Local: Teatro

GRÁTIS

Oficina | LABORATÓRIO “CIRCO ANIMADO”

Com o cineasta Daniel Rabanéa. Após a mostra de curtas metragens. Classificação etária: livre. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.
O laboratório propõe uma experiência com a técnica de animação pixilation: uma vertente do stop motion, que usa atores como personagens da animação, movimentados e fotografados quadro a quadro. Os participantes utilizam adereços circenses e são convidados a encenar e realizar a construção de um filme com a temática circo.

Data: Dia 22. Sábado, 16h

Local: Teatro

GRÁTIS