Dermatologista João Roberto Antonio lança autobiografia

0
42
Dr. Joao Roberto Antonio - Foto Eloisa Mattos

O dermatologista Dr. João Roberto Antonio lança na próxima quarta-feira, dia 21, sua autobiografia. O livro “João Roberto Antonio: Histórias e Memórias” traz lembranças e fatos ocorridos ao longo dos 81 anos de vida do médico sendo 61 deles dedicados à dermatologia. O lançamento será na Algodoeira, em  Rio Preto, a partir das 19h30.

O livro tem 264 páginas e mais de 80 fotos e documentos, além de depoimentos de familiares, colegas de profissão e colaboradores.

Detalhes sobre o primeiro vestibular da Famerp, histórias ocorridas nos primórdios do Hospital de Base.  E momentos tristes e felizes vividos com pacientes fazem parte da obra.

Dr. João Roberto também mergulha no passado buscando lembranças saborosas da infância. Lembra quando pegava areia das margens do córrego Borá para a mãe lavar as panelas. A  área de chácaras  hoje é a Avenida  Bady Bassitt.

Nas páginas o leitor também  encontra momentos da vida da família dele, que veio do Líbano. Outro ponto interessante é a jornada conjunta com a esposa Cidinha Cury Antonio que rende páginas de leitura curiosa mostrando como o destino uniu o casal. A participação dos filhos na engrenagem profissional da família é formidável.

O dermatologista diz que o livro festeja momentos importantes da vida dele.

“Completo neste ano  55 anos de formado. e, com mais seis anos de faculdade, já faz 61 anos que iniciei meus estudos na Medicina. Vestibular, entrada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, muitas coisas novas, sonhos, ilusões, desilusões. São lembranças de grandes e pequenos fatos, que antes estavam guardados apenas na minha memória ”, diz Dr. João Roberto.

O médico  nasceu em Catanduva mas mudou-se para Rio Preto com a família ainda na infância. É um dos mais importantes dermatologistas brasileiros com projeção também no exterior.  No início da carreira, fez estágio na Universidade de Harvad, nos Estados Unidos, e participou de encontro com o ex-presidente americano John  F. Kennedy. Também foi reconhecido e homenageado como Mestre da Dermatologia na América Latina. É membro de Academias Americana e Europeia de Dermatologia.

Dr. João Roberto é um dos fundadores da Famerp. Teve forte atuação no Hospital de Base. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da regional paulista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É autor de mais de 2.000 artigos científicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. É coautor do livro sobre 100 anos da dermatologia no Brasil.

O livro “João Roberto Antonio: Histórias e Memórias” tem coautoria da jornalista Cecília Demian. Ela realizou dezenas de entrevistas com pessoas importantes na vida do médico.

“O LIVRO É FUNDAMENTAL PARA A HISTÓRIA DA MEDICINA DERMATOLÓGICA DA CIDADE.  O PAI DESTA ESPECIALIDADE, O CONSTRUTOR DESSE SERVIÇO EM RIO PRETO, É O DR. JOÃO ROBERTO. A ELE, TODAS AS HONRAS DA COMUNIDADE E DESTA JORNALISTA QUE ACOMPANHA SUA CARREIRA DESDE OS ANOS 80. “

Deodoro Moreira, editor do livro que sai pela Editora Serifa, diz que a publicação ajuda a documentar a história da cidade.

“Essa obra vai preservar para a posteridade a memória de um personagem fundamental para a Medicina de Rio Preto. Com a sua história de vida, Dr. João Roberto Antonio projetou a dermatologia de Rio Preto para o Brasil e para o mundo”, diz o editor.

Artigo anteriorVisita traz Agerip, Dente Spa, CongressoTransplante Capilar Robótico , Grindélia e HO Redentora
Próximo artigoMostra I’Casa 2019, Sergio Crivelin, Seu Moço, Nossa Feijoada, Lilly Brands e mais
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.