Dia Nacional do Livro Infantil: confira 5 dicas de livros para estimular a leitura e soltar a imaginação

0
38
Compartilhe

Livraria Leitura do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto reúne clássicos da literatura brasileira feitos para crianças

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril. A data foi oficializada por lei e escolhida por ser o dia do nascimento de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

Para celebrar, a Livraria Leitura (Shopping Iguatemi São José do Rio Preto) selecionou 5 clássicos da literatura infantil brasileira que encantam diferentes gerações e ajudam a despertar o interesse pelos livros. Confira as dicas: 

A Bolsa Amarela

Autora: Lygia Bojunga (Ed. Casa Lygia Bojunga)

Sinopse: O livro narra a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades que ela esconde numa bolsa amarela. Essa menina sensível e imaginativa conta o seu dia a dia, juntando o mundo real da família e o mundo criado por sua imaginação fértil, povoado de amigos secretos e fantasias.

Bisa Bia, Bisa Bel

Autora: Ana Maria Machado (Ed. Salamandra)

Sinopse: A obra conta a história de uma menina que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, aprende a conviver consigo mesma. Três tempos e três vivências que se cruzam e se completam numa só pessoa, a menina Isabel. O diálogo de Bel com sua avó (Bisa Bia) e, depois, com sua futura bisneta é uma mistura encantadora do real e do imaginário, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade.

Marcelo, Marmelo, Martelo

Autora: Ruth Rocha (Ed. Salamandra)

Sinopse: Situações do cotidiano ganham encanto nas palavras de Ruth Rocha, que inova a maneira de contar histórias. Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano e resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; e Caloca compreende a importância da amizade.

Menina Bonita do Laço de Fita

Autora: Ana Maria Machado (Ed. Ática)

Sinopse: Uma linda menina de fita no cabelo desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha como ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os “conselhos” da menina, mas continua branco.

O Meu Pé de Laranja Lima

Autor: José Mauro de Vasconcelos (Ed. Melhoramentos)

Sinopse: Um clássico da literatura brasileira, com adaptações para a televisão, o cinema e o teatro. O protagonista Zezé tem 6 anos e mora num bairro modesto, na zona norte do Rio de Janeiro. O pai está desempregado e a família passa por dificuldades. O menino vive aprontando, sem jamais se conformar com as limitações que o mundo lhe impõe – viaja com sua imaginação, brinca, explora, descobre, responde aos adultos, mete-se em confusões, causa pequenos desastres.

A Livraria Leitura fica no Piso Superior do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto e, atualmente, atende por delivery. Informações e contato pelo Instagram @leiturariopreto. Para ficar por dentro das novidades do Iguatemi e saber sobre as operações em funcionamento, acesse www.iguatemi.com.br/saojosedoriopreto e acompanhe as redes sociais (@iguatemiriopreto).


Compartilhe
Artigo anteriorIguatemi Rio Preto retoma drive thru
Próximo artigoVacinação contra Covid para idosos de 65 e 66 anos começa nesta segunda
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.