Grafiteiro reconhecido internacionalmente, EdsonRamos leva a arte das ruas para uma exposição no Riopreto Shopping. “Santo de Casa” está exposta na Praça 1 de eventos, até o dia 17 de setembro.
Edson é rio-pretense. Autodidata, conheceu a arte em forma de grafite no ano de 2002. A inspiração que o despertou para o universo criativo contido em latas de spray surgiu ao passar por um muro com diversos desenhos e escritas.
“Fiquei encantado e procurei me informar mais sobre o assunto. Participei do Projeto Cidadão, onde tive minhas primeiras aulas e depois fui pra rua testar minhas habilidades. E lá se vão 15 anos aprimorando minha arte, com pesquisas não só no grafite como na arte em geral. Hoje tenho meu proprio ateliê, minha marca, e na bagagem viagens nacionais e internacionais”, conta o artista.
Viagens que não estão sendo poucas, uma vez que o trabalho de Edson se expande cada vez mais. Na bagagem, trabalhos “carimbados” Brasil afora e também no exterior. No ano passado, expôs na Ward Nasse Galery, em Nova York.
Também já levou sua assinatura em traços marcantes literalmente às alturas, ao participar de exposição em La Paz, capital boliviana, promovida pela Mi Teleferico (estatal responsável pela rede de teleféricos naquele país).
“É preciso ser visto lá fora para o pessoal valorizar aqui”, diz o grafiteiro.
“Santo de Casa” contemplará ao todo 16 telas de Edson em aquarela – técnica que passou a investir há dois anos – e também em spray, naquilo que o próprio autor define como um resumo de sua vivência artística.
Da rua para o mundo
Inspiração que vem do cotidiano, do centro urbano que pulsa 24 horas. Inspiração que nasce mais precisamente do Solo Sagrado, bairro da zona norte de Rio Preto onde Edson vive há mais de 30 anos. Daí o nome para a exposição não poderia ser outro, “Santo de Casa”.
Ainda que faça muito sucesso com as pinturas em aquarela, Edson reserva os fins de semana para ‘grafitar por aí’. Um dos seus grafites é um pássaro no viaduto do Jordão Reis e também há desenhos bem coloridos que adornam o muro próximo ao HCM (Hospital da Criança e Maternidade).
“Não tenho um estilo único, meu trabalho está relacionado a fases da minha vida e atualmente me encontro em meu melhor momento”, define-se.
—