Número de casos positivos para coronavírus sobe para 106 em Rio Preto

0
333

Em 24 horas Rio Preto registrou 20 novos casos positivos para coronavírus (Covid-19). São agora 106 pessoas confirmadas com a doença desde o início da pandemia na cidade, em 12 de março. O aumento considerado no número de infectados em um curto espaço de tempo é explicado pela introdução do Projeto Sentinela.

Desde o dia 20 de abril a Secretaria de Saúde realiza testes em um número maior de pessoas, além dos grupos determinados por protocolo do Ministério da Saúde. Pela determinação do Ministério, apenas pessoas com sintomas de síndrome gripal grave e profissionais da saúde devem obrigatoriamente passar por testes de PCR para detecção do coronavírus.

Com o Projeto Sentinela pacientes com síndrome gripal leve foram introduzidos na testagem, o que inevitavelmente aumenta o universo de contaminados pela Covid-19.

 

“O objetivo do Projeto e aumentar o número de casos testados, ou seja, quanto mais a gente testa, mais fidedigno será meu número de casos positivos. Isso dá consistência na tomada de decisões semanalmente”, explica o secretário de Saúde, Aldenis Borim, que conduziu a atualização dos números de casos nesta quarta-feira, dia 29.

 

Com a ampliação do número de pessoas testadas, Rio Preto tem neste momento 1.355 testes realizados, sendo que 1.249 foram descartados e 106 confirmados, representando uma taxa de letalidade de 7,94% dos casos.

São 8 óbitos (7,5% dos casos), 49 pessoas recuperadas (46,2%), 15 internados em UTI (14,1%), 14 em enfermaria (13,2%), 40 profissionais da saúde (37,7%) e outras 19 pessoas identificadas positivas pelo Projeto Sentinela (18% dos casos).

Uma criança de 2 anos está entre os novos casos confirmados para coronavírus. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 24 de abril e o resultado foi confirmado no dia 28.

“De ontem para hoje tivemos 20 casos. aumentando a testagem estamos aumentando o número de pacientes. Todos os estados gripais são colocados em observação pela vigilância epidemiológica. Isolamento e monitoramento diário”, afirmou Aldenis.

O secretário voltou a lembrar que a curva de casos em Rio Preto continua ascendente e que os números não param de aumentar.

 

“Nossa curva é de ascensão. Dia 12 (de março) foi o primeiro caso, estamos com 106 casos. Muita gente fala que está tranquilo. Não é hora de baixar a guarda. Enquanto tiver subindo podemos transmitir muitos casos”, afirma.

 

Outra preocupação apontada pelo secretário é que o isolamento social na cidade não tem sido mantido como em momentos anteriores.

“Estamos detectando um aumento da circulação das pessoas na cidade. Isso não é bom neste momento de aumento de casos. Volto a afirmar, fique em casa. Só saia com necessidade e segure seus idosos, quanto mais guardados melhor”, cobrou Aldenis.