ESPAÇO GALERIA DO SESI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO RECEBE FOTOGRAFIAS DE EDU MARIN

0
96

O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta a exposição Shining, no SESI Rio Preto, de 7 de agosto a 20 de setembro. A mostra é composta pelas fotografias de Edu Marin, reconhecido artista que possui obras em acervos de importantes instituições como o Museu de Arte Moderna – MAM/SP e a Casa da Imagem do Museu da Cidade – SP. A entrada é gratuita.

As fotografias, tiradas entre 2010 e 2011, retratam a área de lazer e piscina de um hotel desativado, traçando uma relação indireta com o filme de Stanley Kubrick, O Iluminado (1980), baseado no livro de mesmo título (1947), de Stephen King.

As imagens, impressas em lona vinílica, ocupam grandes paredes, propiciando a imersão dos visitantes nas obras, que reconstituem uma história de tempos passados, sobre objetos e ambientes que já foram cheios de vida, mas abandonados no momento presente.

“As fotografias de Edu Marin apresentam uma atmosfera fantasmagórica e silenciosa, porém carregada de vestígios que ativam a nossa fantasia e o nosso repertório pessoal, estimulando na imaginação da história das pessoas que deram vida àqueles objetos e ambientes”, explica Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.

Assim definida por Ronaldo Entler, fotógrafo e pesquisador, Shining não retrata apenas um cenário, mas apresenta indícios da presença humana no local. “São traços ainda visíveis das formas de fruição desse lugar: a contemplação da paisagem e o gozo do lazer”.

Abrindo a exposição, no dia 6 de agosto, haverá um coquetel para todo público, às 19h30, no foyer do teatro.

 

Sobre o artista

Edu Marin nasceu em 1976, em São Paulo, cidade onde ainda mora e trabalha. É formado em artes plásticas pela ECA-USP. Atualmente concentra sua produção no campo da fotografia.

Busca em seus trabalhos uma experimentação de formatos e suportes, podendo ser mostrados na forma de jornal, projeção ou impressões de grandes dimensões, não se confundindo com as fotografias que trazem o conceito de fine art.

Entre suas principais exposições, destacam-se as individuais apresentadas na Casa da Imagem, do Museu da Cidade de São Paulo, no Centro Universitário Maria Antônia USP, no Instituto Itaú Cultural e no Centro Cultural São Paulo; e também as coletivas realizadas no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no Prêmio Porto Seguro de Fotografia e no Centro Banco do Nordeste, em Fortaleza.

 

Ficha das obras

 da série shining, 2010/201. 200X265 cm., impressão jato de tinta com polímero vinílico sobre lona vinílica

 da série shining, 2010/201. 200X265 cm., impressão jato de tinta com polímero vinílico sobre lona vinílica.

 da série shining, 2010/2011. 200X150 cm., impressão jato de tinta com polímero vinílico

sobre lona vinílica

 

Sobre o projeto Espaço Galeria

Shining, faz parte do projeto Espaço Galeria Sesi-SP, que apresenta exposições itinerantes com linguagens e formatos distintos. As diferentes mostras circulam por unidades do SESI-SP durante oito meses, permanecendo até 45 dias em cada cidade.

 

Espaço Galeria SESI-SP – exposição Shining

Fotografias, 10 peças

Livre para todos os públicos

Local: Teatro do SESI São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656 – Vl. Elvira

 

Abertura da Exposição: dia 6 de agosto, quinta-feira, às 19h30

Período expositivo: de 7 de agosto a 20 de setembro de 2015 – de segunda a sexta, das 8h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, conforme a programação do teatro

Informações e agendamento para visitas educativas: (17) 3224-2499

EDU MARIN SHINING 2