Esporte Jovem do Sesc está com vagas abertas

0
107

A correria do dia a dia e a falta de tempo para acompanhar um estilo de vida saudável têm afetado não só a saúde dos adultos, mas também das crianças e adolescentes. A preferência por alimentos de fast food e por jogos eletrônicos aumenta o risco de obesidade infantil e de doenças crônicas associadas. Para mudar esse cenário, o Sesc Rio Preto realiza durante o ano todo o Esporte Jovem, projeto que incentiva a prática de esportes e a qualidade de vida de jovens entre de 11 e 15 anos.

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal que pode acarretar graves problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como pedra na vesícula e cansaço. Antes restritas aos adultos, atualmente esses problemas já fazem parte da realidade de crianças e adolescentes.

Uma Pesquisa realizada pelo Ministério dos Esportes, o DIESPORTE (Diagnóstico Nacional do Esporte) realizada em 2013, aponta que 26,8% de jovens até 15 anos que praticavam esportes ou atividades físicas abandonaram a prática. Também foi constatado que com o aumento da idade, o sedentarismo aumenta.

“Praticar atividade física nesta idade contribui para aumentar o repertório motor do jovem, o que possibilita a autonomia dele para escolher o que mais lhe agrada. Desta forma eles incorporam hábitos saudáveis para uma vida adulta mais ativa”, afirma Clóvis Aguiar, técnico de programação do Sesc. “A adoção de um estilo de vida saudável não pode ocorrer só em momentos críticos, em que já é constatada uma doença. Se o jovem adquirir o hábito de praticar uma atividade física, as chances dele chegar a idade adulta com sobrepeso são bem menores”, completa.

O Esporte Jovem possibilita a prática sistematizada de modalidades esportivas variadas, valorizando os aspectos educacionais e formativos dos esportes, tais como a competição e ampliação do conhecimento esportivo. As aulas para jovens de 11 e 12 anos acontecem de terça e quinta, das 15h30 às 17h30 e, nos encontros, eles poderão vivenciar atividades de diversas modalidades esportivas como o basquete, o atletismo, o beisebol, o handebol, o rugby, o tênis entre outras. “Nesta idade pretendemos mostrar o máximo de opções esportivas para esses jovens para que eles, com um pouco mais de idade, a partir dos 13 anos, possam escolher as  práticas que mais lhe agradam”, explica Clóvis. Para os jovens de 13 a 15 anos já é possível escolher sua modalidade preferida: basquete, futsal, handebol ou tênis. Para cada modalidade escolhida a aula acontece em um dia e horário diferente:

– Basquete- de quarta e sexta, às 17h30
– Futsal- de quarta e sexta, às 18h
– Handebol- de terça e quinta, às 18h
– Tênis- de terça e quinta, às 17h30

[mp_ads_system ads_system_select=”21254″]