EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS DO CIECC INVADEM O RIOPRETO SHOPPING

0
86

image

 

 

Descobrir sobre o mundo a nossa volta é mais divertido quando se pode brincar de cientista. Essa é a proposta do evento “Experimentos Científicos do CIECC no Riopreto Shopping” que acontece nos dias 25 e 26 de abril e 9 e 10 de maio, das 10h às 22h, aos sábados, e das 12h às 20h aos domingos, nas Praça 3 de Eventos do centro de compras.

O objetivo é mostrar para os visitantes do shopping a riqueza e curiosidades dos experimentos do Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC) “Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber”, de São José do Rio Preto. A equipe do CIECC e da Secretaria Municipal de Educação consideram este tipo de parceria muito importante para a divulgação do Centro.

Entre dezenas de atrações, um dos destaques é um aparelho de arrepiar os cabelos – inventado em 1931 por Van Der Graff, esse equipamento é formado por uma esfera metálica que recebe carga elétrica e, consequentemente, recebe alta voltagem. Quando uma pessoa que está pisando em uma superfície isolante e toca a esfera, parte de cargas é passada para o seu corpo. Desta forma, os fios de cabelo, leves e maleáveis, se repelem, afastando-se um dos outros, provocando um efeito de cabelos arrepiados.

 

O Espaço da Informática também promete chamar a atenção dos visitantes ao mostrar de maneira prática e instigante um acervo de computadores das décadas de 70 e 80. É inegável quea ciência da computação atualmente serve de base para todas as operações do mundo moderno. Estima-se que oito a cada dez habitantes no mundo trabalhem ou dependam de serviço e execução de mão-de-obra por dados e/ou informações provenientes de algum método computacional. Sendo assim, é importante e interessante saber mais sobre a principal interação homem-máquina da história da humanidade.

Todos os experimentos poderão ser conhecidos pelo público gratuitamente e estarão com identificações por meio de fichas descritivas. As visitas são sempre monitoradas por profissionais do CIECC que sabem todos os detalhes e curiosidades de cada atração. Todos estarão vestidos de jalecos e óculos como se fossem cientistas.

Além do van Der Graff, o público se divertirá e se surpreenderá com os experimentos: Anel de Thompson; Cama de Prego; Cicloide; Cloroplasto; Corpo Humano e Esqueleto; Duplo Cone; Eletrólise; Espelhos Parabólicos; Par de Magdeburg; Saci Equilibrista; Looping; e Figuras de Cladni.

 

O CIECC

 

O Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC) “Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Saber”, serviço sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, é formado pelo Centro Integrado de Ciência e Cultura (CICC), Centro para o Desenvolvimento de Potencial e Talento (CEDET) e Centro Integrado de Formação Continuada de Educadores (CEFOR) e mantém uma sólida parceria coma UNES e FAPERP.

 

 

O Centro Integrado de Ciências e Cultura (CICC) tem por objetivo desenvolver projetos transdisciplinares, com organização de mostras de popularização científica para visitação pública, planetário, eventos culturais e projetos de educação não-formal, cujo fim é a alfabetização dos educandos e da população em geral. No espaço, o visitante é convidado a “fazer ciência”. A regra é interagir com os monitores e aparelhos para construir conhecimento. Ao entrar em contato com os inúmeros espaços temáticos da área, o público passa a conhecer os princípios físicos, químicos, biológicos e matemáticos que regem a nossa vida e a vivenciar manifestações artístico-culturais de diversas partes do mundo.

 

Já o Centro Integrado para o Desenvolvimento de Potencial e Talento (CEDET) tem a finalidade de implementar projetos educativos, desenvolvendo atividades voltadas preferencialmente para os alunos da rede pública municipal que apresentam altas habilidades ou talentos nas diferentes áreas do saber.

 

O Centro Integrado de Formação Continuada de Educadores (CEFOR) tem por objetivo o desenvolvimento de projetos, por meio da integração entre Universidade e Rede Municipal de Ensino, que contribuam para formação continuada de educadores e do pessoal de apoio educacional, especialmente Professores das diferentes disciplinas do currículo.