Expo Rio Preto deve movimentar R$ 5 milhões

0
94

Fernando-e-Sorocaba

Com uma expectativa de movimentar em torno de R$ 5 milhões, começa no próximo dia 12 de março a 54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto, que será realizada no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Jorge Menezes, presidente da Comissão Organizadora, o evento, que termina no dia 22, está dividido em dois turnos e já tem confirmadas 1.200 cabeças de gado. Mais de mil pessoas estarão trabalhando na festa, que este ano terá como novidade uma Exposição Nacional de Touros de Rodeio.

Na parte artística, a Expo está com uma grade shows com artistas renomados e queridos pelo público. Padre Juarez, Victor & Leo, Damares, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius e Fiduma & Jeca irão animar o evento.

1º turno

A primeira semana da Expo Rio Preto 2015 está destinada ao gado leiteiro das raças Girolando e Gir. O primeiro turno vai reunir a maior concentração de criadores de gado de leite da história da Expo Rio Preto, com as melhores vacas leiteiras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Os julgamentos das raças serão realizados de 12 a 14 de março.

Também será realizado o torneio leiteiro das raças. Segundo Luís Augusto Paglione, da comissão organizadora, serão quatro dias de ordenha e vence a vaca que produzir mais leite. “Teremos vacas que poderão produzir até 100 litros de leite por dia”, informou. “Rio Preto tem a maior bacia leiteira do Estado de São Paulo. Por isso, o 1º turno está tão forte e prestigiado”, completou. No dia 14, acontece o leilão de gado leiteiro, que será transmitido, ao vivo, pelo Canal do Boi.

2º turno

A segunda semana será destinada ao gado de corte, com uma presença muito forte do Nelore Padrão e Nelore Mocho, num total de 600 cabeças. Também estarão presentes as raças Tabapuã, Gir e Sindi.

Dia 18, acontece a pesagem do gado de corte. Os julgamentos serão realizados de 19 a 22 de março. Os julgamentos oficiais das raças de corte serão feitos por juízes credenciados pela ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu e pela Associação Paulista de Criadores de Nelores. A Expo Rio Preto é uma das etapas do Campeonato Nacional das raças e faz parte do ranking paulista da raça Nelore.

Além do gado, a Expo também vai abrigar uma exposição de ovinos e uma exposição de equinos. No total, 1.400 animais irão participar do evento.  Ainda no 2º turno, irão acontecer as palestras técnicas sobre alimentação, nutrição, parte sanitária e melhoramento genético.

Diversas empresas ligadas ao agronegócio estarão presentes nos estandes da Expo. Serão expostos implementos agrícolas, tratores, veículos de transporte rural e produtos agropecuários.

Touro de rodeio

Uma das grandes novidades da Expo deste ano será a 1ª Exposição Nacional de Touros de Rodeio. O público que for até o recinto poderá entrar em contato com touros consagrados nas arenas de rodeio, tanto aposentados como em atividade. Entre eles, os touros Mistério, Cama de Gato, Prato do Dia, Bad Boy (filho do consagrado touro Bandido) e Agressivo, da Cia. Paulo Emílio. Eles ficarão em baias individuais para visitação e contemplação. Nos dois sábados (14 e 21/3), acontecerão as provas funcionais com os robôs cowboys.

Shows

A Prefeitura de Rio Preto definiu a grade de shows em comemoração aos 163 anos de São José do Rio Preto. As apresentações serão realizadas durante a 54ª Expo de Rio Preto, no Recinto de Exposições.

No dia 17 de março, a partir das 20h30, quem sobe ao palco é o Padre Juarez. No dia 18 de março, às 23h30, o show será da dupla Victor & Leo. Dia 19, às 20 horas, a festa será comandada pela cantora Damares. No dia 20 de março, a partir das 22 horas, Fernando & Sorocaba; e, no dia 21 de março, às 22h30, duas atrações: João Bosco & Vinícius e Fiduma & Jeca.

Para ter acesso aos shows, é necessário trocar um quilo de alimento não perecível por um ingresso. A arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade, que atende mensalmente cerca de duas mil famílias e 120 entidades. Para assistir aos shows, é necessário ter o ingresso em mãos. A troca dos alimentos por ingressos começa a partir do dia 4 de março, próxima quarta-feira. Confira os locais de troca:

– Fundo Social de Solidariedade – rua Pedro Amaral, 3.578

– Mercado Municipal – rua Antônio de Godoy, 3.048

– Supermercados Laranjão, nas lojas dos seguintes endereços: rua Espanha, 399; rua São João, 1.515; avenida Danilo Galeazzi, 2.001; avenida Mirassolândia, 2.001; rua João Batisti, 600; e rua Antonio Antunes Júnior, 5.700

– Supermercado Barradas – avenida Nossa Senhora da Paz, 1.441

Serviço

54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto

Data: de 12 a 22 de março

Local: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”

Shows

Dia 17 – 20h30 – Padre Juarez

Dia 18 – 23h30 – Victor & Leo

Dia 19 – 20 horas – Damares

Dia 20 – 22 horas – Fernando & Sorocaba

Dia 21 – 22h30 – João Bosco & Vinícius e Fiduma & Jeca

Ingresso para os shows: um quilo de alimento por apresentação

Artigo anteriorInscrições do Dentinho do Monte Líbano encerram neste domingo  
Próximo artigoPlaza Avenida Shopping recebe exposição “Interiores Contemporâneos” de Iara Kílaris
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.