A Raça Tabapuã, através da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã – ABCT- participa da 55ª Expo Rio Preto, que acontece até o dia 15/10. O evento recebe animais da raça Tabapuã de três estados. Além dos paulistas, exemplares de Minas Gerais e Rio de Janeiro também participam da mostra.
Entre eles estão dois Grandes Campeões: Urro FIV de Tabapuã (GTRT 4413), Fazenda Água Milagrosa e Ocidental FIV do Gregg (GREG 2583), Rodeio Gaúcho. Os dois, irmãos por parte de pai, venceram o Grande Campeonato em Araruama, Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro.
Grupo Junqueira Rodas
O Grupo Junqueira Rodas, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro, está na 55ª edição da Expo Rio Preto . O Grupo é detentor do berço da raça.
A espécie é genuinamente brasileira e originária da cidade homônima no interior de São Paulo. O Grupo selecionou 13 animais, sete fêmeas e seis machos, para o evento. Entre eles está o Urro FIV de Tabapuã, grande campeão em Dourados – MS, Araruama – RJ e em Sanclerlândia – GO
O gerente Pecuário do Grupo Junqueira Rodas, Paulo Camargo, explica que a raça destaca-se entre os zebuínos. Segundo pesquisas, as matrizes apresentam elevados índices de habilidade materna, a fêmea aos 18 ou 20 meses apresenta mais de 60% de fertilidade. A boa produção de leite faz com que os bezerros cheguem aos 200 kg na desmama, desempenho superior aos outros zebus.
A precocidade da raça faz com que o Tabapuã seja campeão de peso logo aos 205 dias e cultive a vantagem ao longo do desenvolvimento. O abatimento pode ser realizado aos 30 meses, enquanto o Nelore, por exemplo, somente a partir dos 40 meses.
Além disso, a raça é mansa e não perde peso em vacinações, transportes e pesagens.
“Outro ponto importante do Tabapuã é o carácter mocho. Ele consegue perpetuar as qualidades e descartar os defeitos nas gerações seguintes. As características tornam a raça mais vantajosa para o produtor”, explica Paulo.
Arnaldo Manuel vai conduzir julgamento da raça Tabapuã na Expo Rio Preto
O julgamento da raça, amanhã, 12/10, às 9h, será conduzido por um dos nomes mais importantes da pecuária brasileira, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ.
Arnaldo Manuel aceitou de imediato o convite feito pela diretoria da Associação Brasileiro dos Criadores de Tabapuã – ABCT.
“É uma honra muito grande para os participantes da raça ter os animais avaliados por um dos nomes importantes da pecuária brasileira” , disse o presidente da ABCT, Júlio Laure.
Arnaldo Manuel, presidente da ABCZ, é médico veterinário. Iniciou sua trajetória na entidade em 1978, como membro do Conselho Técnico da Raça Gir.