EXPOSIÇÃO DO BOOMRIOPRETODESIGN REÚNE PEÇAS E PROJETOS DOS PROFISSIONAIS DA EDIÇÃO 2013

0
77

        Peças e projetos concebidos pelos arquitetos e designers que participam da edição 2013 do BOOMSPDESIGN, do BOOMRIOPRETODESIGN e do BOOMBRASÍLIADESIGN podem ser conferidas pelo público da região de Rio Preto, a partir do dia 16 de agosto, no Riopreto Shopping Center. A exposição de design marca o lançamento do BOOMRIOPRETODESIGN 2013, cujas palestras serão realizadas no dia 23 de agosto, na Sala 1 do Multiplex, também no Riopreto Shopping.

Por mais um ano, a exposição tem concepção do estúdio PAX.ARQ, comandando pela dupla Victor Paixão e Paula Sertório. Depois de surpreender na exposição “(re) Design”, no BOOMRIOPRETODESIGN 2012, criando uma estrutura a partir da união de caixas de plástico usadas em feiras e supermercados, a dupla PAX.ARQ encarou como desafio neste ano centenas de tubos de papelão reciclado, que darão vida à estrutura que abrigará os objetos a serem apresentados ao público.

Na exposição, o público poderá conferir trabalhos criados com exclusividade para a Ornare por designers parceiros do BOOMSPDESIGN, como a luminária de Sérgio J. Mattos, o módulo construtivo de Rodrigo Ohtake e a estande modular de Hugo Sigaud, o mais jovem designer brasileiro, que está entre os palestrantes do BOOMRIOPRETODESIGN deste ano.

Uma das ações do BOOMSPDESIGN deste ano é o trabalho Ornare Concept + BOOMSPDESIGN Concept, na qual vários designers criaram peças usando os refugos e sobras da fábrica da Ornare. O trabalho será apresentado nas lojas Ornare da Gabriel Monteiro da Silva e do D&D Shopping, em São Paulo, durante a Design Weekend (DW), de 15 a 18 de agosto. Algumas criações são de profissionais que farão palestras no BOOMRIOPRETODESIGN.

 

BOOMRIOPRETODESIGN reúne mentes criativas da cenário contemporâneo para refletir sobre arquitetura, design e arte

             Mentes criativas que fazem a diferença no cenário contemporâneo da arquitetura e do design marcam presença em mais uma edição do BOOMRIOPRETODESIGN, que acontecerá no dia 23 de agosto, no Riopreto Shopping Center, em São José do Rio Preto.

O evento é uma extensão para o interior paulista do BOOMSPDESIGN, fórum internacional de arquitetura, design e arte que se consolidou como uma importante plataforma de negócios que aproxima líderes criativos e conectados com as constantes mudanças no perfil do consumo no mercado mundial. O BOOMSPDESIGN acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro, no D&D Shopping. Neste ano, o evento também ganha a capital brasileira, com o BOOMBRASÍLIADESIGN, no dia 10 de outubro, no CasaPark Shopping.

O BOOMRIOPRETODESIGN é voltado para empresários, profissionais da arquitetura e do design, artistas e universitários. Por meio do evento, várias parcerias foram fechadas entre empresas da região com designers do exterior, agregando ao seus produtos valores importantes para um concorrer em um mercado que busca atender cada vez mais os apelos sensoriais do consumo.

LUIS PONS – DESIGNER DO ANO

Em 2013, o BOOMSPDESIGN tem como “Designer do Ano” Luis Pons, venezuelano radicado nos EUA e cujos trabalhos têm sido destacados por diversas publicações mundiais. O fio condutor do trabalho de Pons é encontrar soluções originais e simples que respeitem o espaço, seus materiais, a localização e a energia das pessoas que vivem nesse ambiente. Sua assinatura pode ser percebida em detalhes sutis, mas marcantes, como o de usar no interior de uma casa muitos materiais utilizados na parte externa, reforçando a conexão que existe entre uma casa e seu ambiente natural, um convite para que as pessoas conheçam e descubram mais sobre si mesmas e a paisagem que as rodeia.

GUILLERMO PARADA – GT2P

O arquiteto e designer chileno Guillermo Parada comanda, ao lado de Sebastian Rozas, um dos estúdios mais inovadores da cena criativa contemporânea: o gt2P (Great Things to People). Com a premissa de conceber coisas grandiosas para as pessoas, o gt2P é um estúdio voltado para a pesquisa e a exploração de novas tecnologias na arquitetura e no design. Um exemplo claro da identidade do gt2P é o seu trabalho sobre o conceito digital crafting, que promove o diálogo entre metodologias do design digital e as experiências e técnicas dos artesão chilenos. O resultado levou o estúdio a conseguir interessantes protótipos de design em diferentes escalas, que vão de móveis à iluminação pública. Um dos mais recentes trabalhos do gt2P, desenvolvido em parceria com a Den Herder Production House, foi apresentado na edição 2013 da Design Week de Milão (Itália). Trata-se da coleção de luminária Vilú, concebida a partir de reflexões sobre a presença no objeto no espaço.

FÁBIO GALEAZZO

Aliando beleza e sustentabilidade, Fábio Galeazzo trabalha com atemporalidade. Criativo em tudo o que propõe, mistura materiais e cores com arrojo e ousadia, sendo reconhecido como um profissional que não se repete. Suas obras têm alma própria, onde o passado e o contemporâneo convivem e conversam em total harmonia. Em 2004, fundou a Galeazzo Design, empresa multidisciplinar de arquitetura, design de interiores e desenvolvimento de produtos, com uma equipe jovem e alinhada, conquistando prêmios nacionais e internacionais. O seu trabalho vem destacando-se na imprensa mundial e encontra-se publicado em mais de 50 países.

DIEGO REVOLLO

Considerado um dos arquitetos mais ativos e promissores da nova geração, Diego Revollo projeta ambientes contemporâneos monocromáticos e acredita na tranquilidade dada pela limpeza visual. O arquiteto iniciou sua carreira em 2000, trabalhando ao lado de Roberto Migotto. Em 2007, abriu seu próprio escritório em São Paulo. Foi vencedor dos prêmios Viver Bem Novos Talentos (2001), Espaço D (2006) e ArtEstudio (2007). Atento a detalhes e perfeccionista, ele atua desde a concepção inicial das casas, apartamentos, lojas e escritórios até a escolha final de objetos e obras de arte. Recentemente, foi convidado para o projeto da primeira loja Armani Casa no Brasil.

HUGO SIGAUD

Designer mais jovem do país, o paulistano Hugo Sigaud é considerado pela imprensa especializada um digno representante da geração Y. Foi como uma criança curiosa que quer descobrir o mundo a qualquer custo que o jovem designer descobriu os segredos de como os materiais cedem às formas e se transformam em objetos que agregam beleza e qualidade de vida ao dia-a-dia das pessoas. A técnica utilizada? A mais simples que se possa imaginar: visitando os bastidores das fábricas, decifrando como a sensibilidade de quem manuseia a madeira, o cobre e o acrílico pode ser o toque de midas para seguir à risca o projeto já traçado pelos designers. Formado em arquitetura e urbanismo, e também em desenho industrial, no Centro Universitário Belas Artes, ele já foi contemplado com o 2° Prêmio de Design em Acrílico, do Indac, e desenvolveu peças como o cabideiro Trée Hanger; o conjunto de mesa, cadeira e banqueta Privilège Collection, feito de madeira; e a Se Collection, nichos práticos de acrílico colorido.

ESTÚDIO CIPÓ

Parceria entre Rafael Dias e Ricardo Bueno, estudantes de design de produto do Centro Universitário Belas Artes, o Estúdio Cipó evidencia a identidade brasileira para estabelecer relação entre arte e design. Palestrantes do BOOMSPDESIGN 2012, a dupla percebeu a necessidade de aplicar os conhecimentos da universidade e ainda contribuir na difusão da prática projetual entre estudantes, mestres, mercado e faculdade. O nome Cipó surge com a estratégia de consolidar e dar continuidade, através das peças produzidas, a atual ascendência da identidade brasileira no campo do design e da manufatura de bens de consumo nacionais. Dentro dessa busca pela unidade entre universitários e mentes produtivas, agregou-se ao grupo Lucas Blat, que cursa design gráfico na Belas Artes, responsável pela produção gráfica do Estúdio Cipó.

 

BOOMRIOPRETODESIGN 2013

Quando: 23 de agosto, às 8h30

Onde: Riopreto Shopping Center

Quanto: R$ 120 e R$ 60 (meia-entrada)

Informações: (17) 3305-8136

Site: boomriopretodesign.com.br

 

Artigo anteriorNicole Bahls, David Brasil e Julio Rocha agitam camarote Bbom no sábado
Próximo artigoFesta do Peão de Barretos começa nesta quinta unindo esporte, lazer e cultura
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.