Olímpia/SP – Entre os dias 13 de março a 27 de abril, a Casa de Cultura abre ao público a exposição “Casas do Brasil – Barraca Cigana”. A mostra apresenta, por meio de fotos e vídeos, registros da fotógrafa Luciana Sampaio feitos em acampamentos de ciganos de seis cidades paulistas (Jaboticabal, Pitangueiras, Guariba, Ribeirão Preto, Rio Preto e São Paulo).
Os ciganos retratados na exposição são da etnia Calon e falam o dialeto Chibi. Para complementar o evento, haverá uma barraca montada pelo chefe cigano Darci Soares, sua mulher Diholaila Marinho Soares, sobrinho Fabinho Soares e filha Marimar Soares, do grupo de Jaboticabal.
A mostra faz parte do projeto “Casas do Brasil”, criado pelo Museu da Casa Brasileira em 2006 com o objetivo de fazer um inventário visual das casas brasileiras, documentando a pluralidade das formas de morar e observando as diferentes escalas entre território, casa e objeto.
“Esta exposição vem de encontro com o Festival do Folclore, nossa festa maior, que neste ano completa 50 anos. Nela será retratada um pouco da cultura popular brasileira através da cultura cigana e de suas etnias. Convido toda a população de Olímpia eregião para visitar e conhecer um pouco mais de nossas raízes e da nossa cultura”, disse Caio Longhi, Diretor Municipal de Cultura. Esta ação tem o apoio e endosso da Prefeitura Municipal de Olímpia e do Prefeito Geninho Zuliani através Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer e do Secretario Guto Zanette.
Casas do Brasil – Barraca Cigana
Quando: 13 de março a 27 de abril
Onde: Casa de Cultura – Rua São João, nº 942, Centro
Horário: de terça a domingo das 08 às 17 horas
Informações: 3281-6415
Ingresso: Entrada gratuita