EXPOSIÇÃO REVELA “SABORES DO INTERIOR” NO RIOPRETO SHOPPING

0
112

foto_SaboresdoInterior_bolodelaranja

Com o objetivo de fomentar a cultura e diversidade culinária da nossa cidade e região, o fotógrafo André Polvani e a jornalista Natália Clementin abrem no Riopreto Shopping a exposição “Sabores do Interior”, de 17 de janeiro a 30 de janeiro, na Praça 4 de Eventos. A exposição também comemora os quatro anos do blog Conversas de Sabor – pioneiro na região na área de gastronomia.

Por meio de imagens e receitas que valorizem produtos locais, cultivos da região e pratos de consumo comum, as fotos apresentam receitas exclusivas criadas para a exposição. Para identificar as culturas, a exposição se baseou em dados referentes aos 24 municípios da Regional de São José do Rio Preto (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e pesquisas locais para identificar os pratos que mais apareciam na cultura da região Noroeste Paulista.

Estão representados, por exemplo, o milho, a cana-de-açúcar e o amendoim, culturas ricas na região Noroeste Paulista, além da tilápia, sendo nossa região o maior produtor do país. “Pensamos em representar a nossa comida, nossos costumes gastronômicos em imagens e receitas preparadas para a exposição. O formato da fotografia também é inovador e traz intimidade entre gastronomia e cenário, dando uma atmosfera diferente para cada prato”, comenta o fotógrafo especializado em gastronomia André Polvani.

São José do Rio Preto também tem costumes locais que foram trazidos por diversas partes do Brasil e postos às nossas mesas. Um deles é o cachorro quente com carnes, que já ganhou destaque nacional por ser composto com frango e carne, costume local. Outro é a linguiça cuiabana, inventada na região e disseminada por todo Brasil. “Esses produtos estão representados na exposição em forma de receitas diferentes. Cada um traz uma história, estão há muitos anos na nossa culinária, são famosos na cidade e trouxemos eles representados de outras formas, em receitas criativas que vão agradar a todos”, explica Natália Clementin.

A exposição ainda vai trazer três concursos culturais. Um deles é o “Qual o sabor do seu interior?”. Os participantes poderão, através da fanpage oficial do RioPreto Shopping e do Conversas de Sabor, identificar um prato, produto ou estabelecimento no qual acha famoso localmente. Os melhores serão selecionados e ganharão um espaço especial no blog Conversas de Sabor após a exposição.

Já o concurso “Você no Sabores do Interior” vai premiar a foto mais criativa que for postada no Instragram usando a hashtag #saboresdointerior e #riopretoshopping. O terceiro concurso vai premiar a foto mais apetitosa de uma das receitas da exposição reproduzida pelos internautas. O regulamento dos concursos você encontra no site do RioPreto Shopping e no blog Conversas de Sabor.

SOBRE OS ORGANIZADORES

André Polvani é fotógrafo e especializado em gastronomia, com vários cursos na área. Entre suas realizações, estão também trabalhos multimídias, o filme “Redes de Ambição” como diretor e editor e filmmaker da April Video. Já Natália Clementin é jornalista e blogueira profissional. Além do Conversas de Sabor, edita o famoso Blog da Nala e trabalha como instagrammer dos dois blogs. É também editora do site de notícias G1, da Globo.com.

 

Artigo anteriorRio Preto- 176 vagas no balcão de empregos
Próximo artigoRio Preto – JJ Supermercados inaugura terceira loja em Rio Preto e abre vagas
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.