Médica da Faceres participa de congresso sobre saúde espiritualidade

0
278

Coordenadora do Curso de medicina Faceres foi a única brasileira a participar do Congresso Summer Institute of Spirituality and Health em Washington. Patrícia Cury apresentou trabalho sobre níveis de estresse e espiritualidade em pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão. 

A tese de mestrado de uma aluna em pós-graduação de psicologia, Vanessa Lourenção, levou a médica Patrícia Cury ( de vestido na foto)  a inscrever o trabalho e participar do Summer Institute of Spirituality and Health,em Washington. O Congresso foi realizado de 11 a 14 de julho, na University em Georgia.

Participaram deste congresso médicos, enfermeiros, assistentes sociais e capelães ( um ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações, e que geralmente é oficiado por um padre ou pastor).

Orientação

Patrícia foi a orientadora da aluna durante todo o processo e juntas constataram através de pesquisa e estudo  que:

O paciente brasileiro doente é muito espiritualizado.

90% acreditam em Deus,

90% estão ou são estressado por questões físicas e/ou sociais

83% querem conversar sobre espiritualidade com os médicos

Patrícia Cury foi a única brasileira a participar deste congresso, os demais eram da África, Ásia, USA e Europa.

“80% das faculdades americanas trabalham com espiritualidade. A ideia é trazer essa necessidade de abordagem mais humanística sobre espiritualidade dos pacientes para os alunos da FACERES, a fé influencia na saúde. ”, finaliza Patricia.

Saiba mais sobre a Faceres-

A FACERES teve como antecedentes o Instituto Superior de Educação Ceres – ISE CERES, que surgiu em 21 de junho de 2.002, oferecendo cursos de Licenciatura (extinto em dezembro de 2015).

Sua autorização foi publicada em 27 de outubro de 2.005.

A sede é São José do Rio Preto, a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil, segundo levantamento da FIRJAN em 2015.

A mantenedora de ambas é a Anbar Ensino Técnico e Superior Ltda