Bahia, terra de sol, mar, gente hospitaleira e muitos festivais de sabores e aromas

0
56
  As cidades de Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e o distrito de Arraial d’Ajuda estão prontas para receber os turistas que buscam os sabores e os aromas da Bahia. A culinária é marcada pela influência africana, portuguesa e indígena e pelos temperos fortes e marcantes, que contam histórias e reforçam a cultura.

Cada um desses destinos está oferecendo ou prestes a oferecer Festivais Gastronômicos, eventos que consagram a culinária, disseminam e apresentam releituras de pratos tradicionais, e promovem a valorização dos insumos produzidos localmente.

Confira a agenda

  Esquina do Mundo

Até 15 de novembro, o charmoso distrito baiano de Arraial d’Ajuda recebe o Festival Gastronômico Esquina do Mundo. O evento tem esse nome devido ao status multicultural da vila, lar de pessoas de muitas partes do Brasil e do mundo.
Este ano o festival vem com o tema “O campo encontra o Mar”, com 72 pratos e drinks disponíveis para degustação. A gastronomia – um dos principais atrativos há 4 anos — ganha mais estímulo com a iniciativa, uma realização Abrasel e correalização pelo Sebrae, Senac e Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
Mais informações em festivalesquinadomundo.com.br e instagram: @festivalesquinadomundo    

Conexões Gastronômicas

De 16 de novembro a 4 de dezembro, Feira de Santana sedia o 1º Festival Gastronômico do Sertão, com o tema “Conexões através da Gastronomia”.
Idealizado pelo Sebrae, Senac, Sindifeira de Santana, Prefeitura do município e a ACEFS – Associação Comercial e Empresarial da cidade, a primeira edição do evento visa à valorização da culinária sertaneja e do setor gastronômico local, bem como o fomento à cadeia produtiva e fortalecimento das práticas culturais relacionadas à gastronomia. 
O tema do festival faz uma referência à pluralidade de Feira de Santana e o seu status de entroncamento rodoviário, que conecta várias partes da Bahia e do Nordeste. A peculiar característica geográfica alçou o município a uma categoria especial de congruência de sabores regionais, estimulada pelo fluxo de pessoas e culturas. Mais informações no instagram @festivalsaboresdosertao.  

Melhores Receitas

O município de Amargosa realiza de 18 de novembro a 14 de dezembro seu festival gastronômico com o tema “A Felicidade Mora nas Melhores Receitas”. Realizado pelo Sebrae, Prefeitura de Amargosa, Senac e ACIAPA, o evento quer estimular o protagonismo de pratos que utilizam ingredientes locais e emblemáticos como a carne de sol, o licuri, o jenipapo, jaca, umbu, acerola, banana da terra, polpas de frutas e outros.
O festival terá quatro categorias participantes: prato principal, lanches, comida de boteco e sobremesas e levará o público a experimentar o menu nos restaurantes ou por delivery, conforme disponibilidade. Além da degustação, o evento terá diversas atividades, entre elas a Cozinha Show, Desafio Gastronômico, e outras atividades culturais. Mais informações no instagram @festivaldeamargosa

  Histórias de Sucesso

A cidade de Santo Antônio de Jesus, que fica no Recôncavo Baiano, realiza até o dia 20 de novembro a 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores de SAJ, celebrando as “Histórias de Sucesso da nossa Gastronomia”.
Os restaurantes participantes do festival oferecem pratos que representam a essência do seu negócio, ou seja, receitas inspiradas no carro-chefe de cada restaurante. “Histórias de Sucesso da nossa Gastronomia” tem a assinatura do Sebrae, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, Sindibarh, Senac, Abrasel e Sincomsaj. Mais informações no instagram @festivalsaboresdesaj e no site http://saboresdesaj.com.br/.