O Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, que completa 50 anos de fundação em 2023, foi reinaugurado nesta terça-feira, 6/6, após quase três anos de obras de reforma, ampliação e revitalização. Para celebrar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma programação cultural gratuita e aberta ao público entre os dias 9 e 18/6, com shows e espetáculos.
O espetáculo teatral que reinaugura o palco do Teatro Municipal é Ficções, com Vera Holtz. As apresentações são as primeiras da turnê do espetáculo no interior de São Paulo. A partir do best-seller Sapiens, do escritor israelense Yuval Harari, Ficções fala da capacidade humana de criar e acreditar em ficções: deuses, dinheiro, nações…o que foi ou não inventado? Mas, apesar dessa habilidade inédita e revolucionária que alçou nossa espécie à condição “donos” do planeta, seguimos inseguros e sem saber para onde ir.
Serão duas sessões do espetáculo Ficções, uma no dia 9/6 e outra no dia 10/6, ambas às 20h. A classificação indicativa é 14 anos e os ingressos gratuitos serão distribuídos uma 1 antes do espetáculo, no local (1 ingresso por pessoa). O endereço do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto é avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381. Outras informações sobre a reinauguração no link: riopreto.sp.gov.br/teatro.
Outras atrações
A programação de reinauguração segue na segunda-feira, 12/6, às 20h, com apresentação do espetáculo Sabiás do Sertão, da Cênica de São José do Rio Preto. A sessão é exclusiva para funcionários que trabalharam nas obras do teatro e seus familiares.
No dia 16/6, sexta, às 20h, tem apresentação do show do novo disco Na Pisada, do grupo Flautins Matuá, de Campinas São Paulo, projeto contemplado pelo ProAc Edital Música Popular Instrumental – Gravação e Circulação de Álbum Inédito – Governo do Estado de São Paulo. O show tem classificação livre, é aberto ao público e a distribuição de ingressos é uma hora antes do espetáculo.
Em 17/6, sábado, às 20h, haverá Concerto Lírico com Maestro Paulo de Tarso, Livia Yan, Raphael Pagliuso e Ednilson Carvalho. No repertório, obras de expressão de compositores como Vivaldi, J.Massenet, Mozart, Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos. O show tem classificação livre, é aberto ao público e a distribuição de ingressos é uma hora antes do espetáculo.
A programação de reinauguração será encerrada no dia 18/6, domingo, com apresentação, às 20h, do show internacional Beautiful Melodies, com Welson Tremura & Randy Lee, de Gainesville/Flórida/USA. No repertório do duo de trompete e violão/vpocal brasileiro estão transcrições clássicas, canções brasileiras e jazz. O show tem classificação livre, é aberto ao público e a distribuição de ingressos é uma hora antes do espetáculo.
Sobre Ficções
Com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro Sapiens – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, foi o ponto de partida para o espetáculo Ficções, idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenado por Rodrigo Portella.
O monólogo que teve uma bem-sucedida estreia de crítica e público no Rio de Janeiro e uma temporada de sucesso em São Paulo, marca o retorno de Vera Holtz aos palcos depois de três anos.
Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc.
Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?
“É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nos pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele.”, analisa Felipe H. Lima, que comprou os direitos para adaptar o livro para o teatro em 2019.
Instigado pelas questões trazidas pelo livro e pela inevitável analogia com as artes cênicas – por sua capacidade de criar mundos e narrativas – o encenador Rodrigo Portella criou um jogo teatral em que a todo momento o espectador é lembrado sobre a ficção ali encenada: “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, resume.
Atuação
Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia, interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora, às vezes é a própria atriz falando.
“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca Vera.
“O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa.
Rodrigo concorda: “É um espetáculo íntimo, quem for lá vai se conectar com a Vera, ela está muito próxima, tem uma relação muito direta com o espectador”.
Serviço Espetáculo Ficções
Data: 9 e 10/6
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5381
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: Distribuição gratuita de 1 ingresso por pessoa, 1 hora antes do início do espetáculo, no local da apresentação.
Leia também:
- Novidades gastronômicas em São Paulo
- 5 shows internacionais já anunciados para 2025
- Natal nos Vinhedos tem opções enogastronômicas na Serra Gaúcha
- HB promove jantar solidário com Bruno & Marrone e Fiduma & Jeca
- Sheraton Rio prepara festas para o Natal e o Réveillon