O Tuti Resort, de Olímpia, São Paulo, acredita na força da tradição e cultura.
E pensando nisto firmou parceria com o GODAP – Grupo Parafolclórico Menina Moça e lançou o Festival Internacional de Folclore 2014, que acontece no próprio Resort de 5 a 15 de abril.
Esta vai ser a sétima edição do Festival Internacional, que já apesar de ter acontecido seis outras vezes estava adormecido há dez anos.
O GODAP existe há 45 anos e participou em 2012 de um Festival Internacional na Itália. Vários países foram representados e alguns deles já são presenças confirmadas para o FIFOL 2014, fala-se da Itália, Rússia, Turquia entre outros.
Para as apresentações em 2014, estão convidados hóspedes e não hóspedes.
Saiba mais sobre o Godap
Nos primórdios da década de 60, coordenado pela Professora Maria Aparecida de Araújo Manzolli, foi iniciado um trabalho de pesquisa, de abrangência nacional, para coletar músicas, danças, trajes e instrumentos musicais brasileiros, tendo, como objetivo, o ensino do folclore como meio de formação educacional. Em virtude do Festival do Folclore ser realizado na cidade (Olímpia-SP), decidiu-se criar um grupo de danças para apresentações durante o evento. Este grupo pioneiro foi denominado “Pau de Fitas” e, posteriormente, Grupo de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça”.
Este trabalho teve continuidade graças à dedicação e ao amor dos seus participantes pela dança e pela música. Posteriormente, com a realização de cursos de folclore nas salas de aula, houve um maior engajamento de jovens, adolescentes e crianças. A partir daí, o Grupo iniciou um trabalho de apresentações públicas em praças, ginásios de esportes, recintos de festas em todo o Estado de São Paulo e por todo o Brasil.
Este é um dos poucos grupos parafolclóricos que apresentam danças do norte ao sul do Brasil. O GODAP educa crianças, adolescentes e jovens, dando-lhes atividades sadias, contribuindo para sua formação moral, social e intelectual e despertando grande interesse dos participantes para atividades artísticas.
O bom relacionamento entre os membros do “Cidade Menina Moça” com comunidades visitadas, gerou convívio fraterno e significativo crescimento cultural. O intercâmbio com grupos brasileiros e estrangeiros trouxe inúmeros benefícios como aperfeiçoamento técnico, enriquecimento do guarda-roupa e do repertório musical, além do resgate, preservação e divulgação do Folclore Brasileiro.
Desde 1997, está registrado no CIOFF (Conseil International dês Organizations de Festivals de Folklore et D’Arts Traditionnels). Dentre as diversas participações do “Cidade Menina Moça”, destacam-se eventos como:
- Festival Nacional de Folclore de Olímpia – SP
- Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos – SP
- Festival Internacional de Folclore de Olímpia – SP
- Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo – RS
- Festival Internacional de Folclore Ayolas – Paraguai
- Festival Internacional de Folclore “La Laguna y las Ciudades del Mundo”, em Tenerife – Espanha
- Festival Internacional de Folclore na França, passando por 16 cidades
- 2º CIOFF World Folkloriada – Japão
- Festival Internacional de Folclore – México
- Festival Internacional de Folclore – Chile
- Festival Internacional de Folclore – Bolivia
- Festival Nacional e Internacional de Folclore de Anápolis – Goiás
- I Mostra de Danças Folclóricas e Etnias da Universidade Estadual de Maringá –Paraná
- XXXVI Encontro Cultural de Laranjeiras – SE