A Oficina Cultural Fred Navarro promove no dia 17 de dezembro, às 19h30, a palestra Financiamento Coletivo de Projetos Culturais, com o economista Caio Tendolini. As inscrições devem ser feitas até dia 16 na unidade que fica na Rua Jorge Tibiriçá, 3.243, no centro de São José do Rio Preto. O evento é gratuito.
O financiamento coletivo, conhecido também como crowdfunding, é um modo de alavancar financeiramente ações culturais independentes que vem ganhando cada vez mais força devido ao poder de propagação de informações possibilitado pela internet.
Nesta palestra, Caio Tendolini fará uma introdução ao conceito do crowdfunding, apresentando a história desse procedimento no mundo e os aspectos básicos do planejamento e funcionamento de uma campanha de financiamento coletivo. Também serão analisados casos de sucesso, enfocando particularmente aspectos da plataforma Catarse: surgimento, propostas, regras e visão.
O economista Caio Tendolini dedica-se a projetos coletivos de impacto positivo na sociedade. Atua com crowdfunding, tecnologias participativas e estratégias digitais em projetos socioculturais. Hoje no Catarse e na Rede Sustentabilidade, participou da rede Fora do Eixo, do site Toque no Brasil, do canal Wings for Change, do Instituto Companheiros do Txai e da república criativa Estufa.
A palestra Financiamento Coletivo de Projetos Culturais faz parte do Programa Oficinas Interativas, que tem como objetivo estimular e ampliar a participação popular na definição da programação das Oficinas Culturais, particularmente em atividades como seminários e debates, por meio de um mecanismo interativo de escolha dos temas via web. As atividades também serão gravadas e publicadas no YouTube da Oficinas Culturais.
Serviço:
► PALESTRA: FINANCIAMENTO COLETIVO DE PROJETOS CULTURAIS
Palestrante: Caio Tendolini (Catarse)
17/12 – quarta-feira – 19h30 às 21h30
Público: gestores e produtores culturais, coletivos, artistas e demais interessados
Inscrições: até 16/12
Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural
30 vagas
Evento gratuito