Financiamento Coletivo para Cultura é tema de palestra na Oficina Cultural Fred Navarro

0
63

CaioTendolini_FotodeFelipeCaruso_media

A Oficina Cultural Fred Navarro promove no dia 17 de dezembro, às 19h30, a palestra Financiamento Coletivo de Projetos Culturais, com o economista Caio Tendolini. As inscrições devem ser feitas até dia 16 na unidade que fica na Rua Jorge Tibiriçá, 3.243, no centro de São José do Rio Preto. O evento é gratuito.

O financiamento coletivo, conhecido também como crowdfunding, é um modo de alavancar financeiramente ações culturais independentes que vem ganhando cada vez mais força devido ao poder de propagação de informações possibilitado pela internet.

Nesta palestra, Caio Tendolini fará uma introdução ao conceito do crowdfunding, apresentando a história desse procedimento no mundo e os aspectos básicos do planejamento e funcionamento de uma campanha de financiamento coletivo. Também serão analisados casos de sucesso, enfocando particularmente aspectos da plataforma Catarse: surgimento, propostas, regras e visão.

O economista Caio Tendolini dedica-se a projetos coletivos de impacto positivo na sociedade. Atua com crowdfunding, tecnologias participativas e estratégias digitais em projetos socioculturais. Hoje no Catarse e na Rede Sustentabilidade, participou da rede Fora do Eixo, do site Toque no Brasil, do canal Wings for Change, do Instituto Companheiros do Txai e da república criativa Estufa.

A palestra Financiamento Coletivo de Projetos Culturais faz parte do Programa Oficinas Interativas, que tem como objetivo estimular e ampliar a participação popular na definição da programação das Oficinas Culturais, particularmente em atividades como seminários e debates, por meio de um mecanismo interativo de escolha dos temas via web. As atividades também serão gravadas e publicadas no YouTube da Oficinas Culturais.
Serviço:

 ► PALESTRA: FINANCIAMENTO COLETIVO DE PROJETOS CULTURAIS

Palestrante: Caio Tendolini (Catarse)

17/12 – quarta-feira – 19h30 às 21h30

Público: gestores e produtores culturais, coletivos, artistas e demais interessados

Inscrições: até 16/12

Seleção: primeiros inscritos na Oficina Cultural

30 vagas
Evento gratuito

Artigo anteriorAna Hickman lança sua nova fragrância Elegance
Próximo artigoRapidinhas – Aceano e Tuti firmam parceria, Dudu Bertholini em Rio Preto, e sugestão Outback
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.