A 16ª edição do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto tem início neste sábado (9/7)
O espetáculo que abre a programação é a montagem do clássico de Shakespeare, “Otelo”, da Cia. Teatral Viajeinmóvil, do Chile, com sessão às 19h e 21h, no Teatro Municipal Paulo Moura, localizado no Complexo de Educação e Cultura Swift, em frente ao Lago 1 da Represa Municipal.
A peça foi escolhida para homenagear a obra do poeta, ator e dramaturgo inglês William Shakeaspeare, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo, já que 2016 marca os 400 anos de sua morte.
Os 50% de ingressos distribuídos antecipadamente, disponíveis para as duas sessões de “Otelo”, esgotaram na última quarta-feira, porém os outros 50% serão distribuídos antes de cada apresentação, no teatro Paulo Moura, uma hora antes do espetáculo, por ordem de chegada. Os interessados devem levar 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal) para a troca. A classificação etária da peça é 14 anos.
Neste ano, o FIT traz quase 69 apresentações e ações culturais, sendo 19 espetáculos selecionados que somam 45 apresentações em sua grade principal, nove outras apresentações de seis peças teatrais convidadas para a Mostra Paralela e a exibição de um documentário, 10 apresentações de músicos e bandas que acontecerão na Mostra Musical, além de quatro atividades formativas.
Os espetáculos selecionados nesta edição são de companhias de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco. Os internacionais são representados por Chile e Argentina.
Neste sábado, além de “Otelo”, haverá apresentação do espetáculo “Sabiás do Sertão – Teatro Musical Brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”, da Cia. Cênica, de Rio Preto, e também de “Longos Anos”, da Cia. Hecatombe, também de Rio Preto.
Paralelas
Neste ano, o FIT terá outras duas grades que agregarão mostras paralelas ao festival, trazendo mais teatro e também música para a programação.
Uma destas grades é exclusivamente teatral e trará espetáculos de companhias locais, que receberam incentivo para montagem e circulação, por meio do Programa Nelson Seixas de Fomento à Cultura, o Cultura para Todos, da Prefeitura de São José do Rio Preto e também espetáculos beneficiados com o Proac (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo).
A mostra teatral paralela conta com seis espetáculos diferentes, que totalizam nove apresentações, e mais um documentário.
Outra mostra paralela dentro da programação do FIT será musical. Apresentações de músicos locais e regionais, além de alguns também selecionados pelo Programa Cultura Para Todos (Nelson Seixas), estão previstas para permear o festival. Essas apresentações serão concentradas num palco montado especialmente para este fim, no estacionamento da Swift.
Serão dez atrações musicais diferentes durante a realização do FIT. Os shows musicais serão parte integrante do Festival de Gastronomia de São José do Rio Preto – Food Truck 2016, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, que acontecerá concomitantemente às apresentações teatrais e que entra como parceiro na programação do FIT.
Festival de Gastronomia
O Festival de Gastronomia de São José do Rio Preto – Food Truck 2016 oferecerá pratos variados entre salgados, doces e cervejas artesanais, visando prover o público do FIT e agregar novos públicos que buscam esse tipo de evento que une cultura e gastronomia.
Confira mais informações sobre o FIT no portal da Prefeitura: riopreto.sp.gov.br .