Fórum de Orgânicos é destaque na área de Tecnologia e Conhecimento da Expo 2017

0
115
Fórum de Orgânicos é destaque na área de Tecnologia e Conhecimento da Expo 2017

 Uma das forças da 55ª Expo Rio Preto é a área de Tecnologia e Conhecimento. Terá programação própria, com 20 estandes e um palco onde serão realizados painéis, palestras e workshops.

 

O 2º Fórum de Orgânicos é uma dessas atrações, e deve receber pelo menos 200 participantes ao longo das atividades realizadas durante todo o dia 11 . 

 

O Fórum é organizado por uma comissão que reúne representantes da CATI, Escola Maria Peregrina, Sindicato Rural de São José do Rio Preto, Acirp, Movimento Slow Food Brasil, Sebrae, Fatec, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto e COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

 

 “Ficamos muito felizes com o convite para integrar a programação da Expo.  fortalece nosso trabalho. dá mais visibilidade e torna-o mais acessível ao público”, comenta Célia Gomes, diretora da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo na regional Rio Preto e organizadora do evento.

 

Fortalecer a produção de alimentos orgânicos no município e na região por meio da difusão de conhecimento e troca de saberes é o principal objetivo do Fórum. As atividades, que vão das 8h às 17h, são abertas ao público geral, e pretendem alcançar especialmente os produtores locais e estudante e profissionais de agronomia, zootecnia e afins.

 

“Nossa proposta é difundir o interesse em uma alimentação de qualidade, livre de agrotóxicos, valorizando cada vez mais a agricultura familiar local. Tudo que discutiremos está pautado na produção do que chamamos de alimento bom, limpo e justo”, explica Gomes.

 

Durante o Fórum serão discutidos assuntos como a transição da agricultura tradicional para a orgânica, a certificação dos produtos, os benefícios em se consumir orgânicos, a cadeia que envolve da produção ao consumidor, entre outros.

 

Os interessados em participar podem realizar inscrição no próprio local, antes do início do Fórum. Toda a programação é gratuita.

 

A 55ª Expo Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a apoio institucional da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto – Acirp e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além do patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

 

Programação parcial de Palestras Técnicas e Oficinas – Expo 2017

11/10 (quarta-feira)

8h: Inscrições/credenciamento

8h30: Abertura

9h: Certificação dos produtos orgânicos – Marcelo Silvestre Laurino (MAPA)

9h40: Benefícios do consumo de protudos orgânicos – Nutricionista Lívia Maria. V. Borges

10h20: Comercialização de produtos orgânicos – Araci Kamiyama (SMA)

14h: Técnicas de produção orgânica – Sebastião Tivelli (SAA-APTA)

14h40: Controle Biológico – Sônia Yamamoto (Koppert)

16h: Do campo ao consumidor – Célia Gomes (Del. Regional de Turismo)

17h: Encerramento

 

SERVIÇO

55ª Expo Rio Preto

www.exporiopreto2017.com.br

11 a 15 de outubro, das 8h às 22h

No Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’

(rua Daniel Antônio de Freitas, 115, no Distrito Industrial, em São José do Rio Preto)

Entrada Franca

Artigo anteriorInscrições para o Fórum do Comuninter 2017 estão abertas
Próximo artigo2ª etapa da corrida Track&Field Run Series em Rio Preto acontece  no Iguatemi Rio Preto
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.