A equipe do Hospital de Olhos da Redentora realiza no Rio Preto Shopping, nesta sexta-feira, 25 , uma campanha de orientação relacionada ao glaucoma. O dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Este é o quinto ano consecutivo desta ação que já atendeu milhares de pessoas.
De acordo com o oftalmologista José Renato Duarte, especialista em Glaucoma e coordenador do evento, as pessoas precisam ficar mais atentas. O glaucoma não tem cura, mas na maioria dos casos a doença pode ser controlada satisfatoriamente com tratamento apropriado.
“É importante que as pessoas saibam que é uma doença silenciosa. e que quando o paciente percebe os sintomas, pode ser tarde demais”, alerta, ressaltando que atualmente o procedimento mais inovador para o tratamento desta doença são as MIGS (Cirurgias Minimamente Invasivas).
“As MIGS são eficazes e com menos riscos de lesões ao globo ocular, além de eliminar a necessidade de uso contínuo de medicamentos. Nas cirurgias de MIGS reestabelecemos o fluxo fisiológico para reduzir a pressão ocular, possibilitando maior margem de segurança e recuperação mais rápida”, conta Dr. José Renato Duarte.
Dados – O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira total em todo o mundo. Tem cerca de 2,4 milhões de novos casos registrados a cada ano. A única prevenção é a consulta anual ao oftalmologista, onde o profissional realiza exames específicos para verificar sua saúde ocular. De acordo com médico do HO Redentora, é importante ficar atento ao histórico familiar. Cerca de 30% dos pacientes que sofrem com esta doença possuem algum caso antecessor na família.
As chances de ser portador de Glaucoma aumentam com a idade:
– Geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos;
– Uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos possui glaucoma;
– Três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma;
– Uma forma muito rara de Glaucoma pode ocorrer em crianças.